O Encontro com a Companhia de Dança Palácio das Artes
um olhar para essa experiência de mediação e educativa
Palavras-chave:
Arte-educação, EscolaResumo
O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do Projeto de Extensão Encontro com a Companhia de Dança Palácio das Artes, vinculado à Fundação Clóvis Salgado, como ação de aproximação entre os espaços escolares e espaços artísticos. Para tal, apresenta-se o aporte teórico de autores como Ana Mae Barbosa (1998), Isabel Marques (2003), Jorge Larossa Bondia (2002), John Dewey (2010) e Lúcia Matos (2011). Estes foram escolhidos em função de explorarem temas como a Abordagem Triangular, experiências em arte entendida como transformação do pensamento nos processos artístico-educativos. Entende-se que o Encontro propicia o entendimento da dança como campo de conhecimento, como também que tal experiência artístico-educativa pode transformar-se em uma influência positiva na construção de significados para o público presente. Para que o Encontro pudesse alcançar esta dimensão de interlocução e de experiência foi necessária a ação mediadora dos bailarinos e demais realizadores. Deste modo, o presente estudo procurou recuperar informações sobre a ideia e a concepção do Projeto de Extensão por meio de entrevista com uma de suas idealizadoras bem como a ação dos bailarinos por meio de questionário aplicado a eles.