A escola enquanto ambiente tradicional de ensino em crise e a integridade as potências da dança na inserção como disciplina curricular básica

Autores

  • Caroline Natália Rodrigues Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação, Crítica social, Escola, Dança

Resumo

A proposta desse trabalho é realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de informações que relacionam as instituições educacionais, as potências da dança e a inserção da mesma no ambiente escolar. Esta pesquisa se pauta nas abordagens críticas e sociais publicadas dentro do tema educacional, abrindo espaço para a discussão da participação da escola contemporânea, considerada hoje por alguns autores uma instituição em crise, e a integralidade da dança nesse espaço. Ao entender tais especificidades, coloca-se em questionamento o papel da escola, sobretudo a partir do projeto de lei 13.278/2016, sancionado em 2016, que abarca a dança no ensino regular. Frente a tais impasses, este trabalho busca reunir autores tais como Michel Foucault, Klaus Vianna, Isabel Marques, que perpassam os desafios pertencentes à nossa organização de sociedade e do mundo em que vivemos, capazes de enxergar na atual crise uma oportunidade de se pensar uma outra escola, coerente com as novas configurações que nela integram. Tendo como objetivo a construção de uma pensamento crítico, este trabalho pretende expor o cenário atual à questionamentos que possam ser pertinentes à inserção da dança no ensino formal, deixando em aberto os possíveis desfechos desta integração que ainda está por vir.

Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso