A imagem como moda

reflexões sobre o sensível na fotografia de moda

Autores

  • Elis Figueiredo Brasileiro Universidade Federal de Minas Gerais - Colegiado de Design de Moda

Palavras-chave:

Moda - História, Fotografia

Resumo

Este Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Design de Moda analisa a fotografia de moda como ferramenta comunicativa afetiva e de interpretação cultural. A pesquisa investiga a fotografia de moda e seu elemento sensível a partir da análise de imagens
produzidas ao longo da história da moda, utilizando como base as reflexões de autores que contribuíram no campo da pesquisa de fotografia de moda, como Roland Barthes (1984) e Claudio Marra (2008). Estas análises teóricas orientarão algumas questões para a criação de imagens para o projeto da revista, ao utilizar como referência reflexões acerca do papel do fotógrafo, do sujeito fotografado e do espectador, na criação de uma composição visual que dialoga com o sensível e estimula o imaginário do espectador. Utilizando essa pesquisa como base, foi registrado o processo de produção de uma revista de moda experimental, que busca estudar e compreender o sensível na imagem de moda e analisar seus comportamentos na composição fotográfica por meio de experimentações em editoriais. O objetivo foi a criação de editoriais que sejam capazes de expressar sensações por meio da composição imagética em diálogo com o vestuário, cujos processos serão destrinchados ao longo da revista LIRA, e
dessa forma, foi possível investigar, intimamente, a existência do sensível na imagem de moda

Publicado

2025-06-02

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso