Moda sustentável & experiência do consumo

sistemas de comércio e de negócios a partir do marketing online

Autores

  • Izadora Gonçalves Gomes Universidade Federal de Minas Gerais - Colegiado de Design de Mda

Palavras-chave:

Moda, Sustentabilidade, Moda - Aspectos econômicos, Consumo (Economia) -- Aspectos sociais

Resumo

O presente trabalho investiga a sustentabilidade na moda com foco em práticas sustentáveis na produção e no consumo de vestuário. O objetivo é buscar uma solução inovadora viável para facilitar o acesso às marcas de moda sustentável para o consumidor interessado em consumir conscientemente, bem como ajudar essas marcas a aumentarem o alcance ao seu público-alvo e suas vendas. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória baseada no estudo de modelos de negócios online, pesquisa mercadológica de concorrências e negócios existentes, e aplicação de metodologias ágeis para o desenvolvimento de um modelo teste de negócio em formato de marketplace. Os resultados mostram que, embora existam modelos de negócios similares, no âmbito local não existe um modelo igual de marketplace que suporte auxiliar diversas marcas sustentáveis e democratizar o acesso para os consumidores. Conclui-se, portanto, a viabilidade teórica da criação do modelo de negócios proposto como objeto-produto desta pesquisa, com a realização de protótipos de alta-fidelidade como exemplificação deste trabalho de conclusão de curso.

Publicado

2025-06-02

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso