Aprendendo a aprender polifonicamente

um convite ao compartilhamento de dramaturgias pessoais.

Autores

  • Stéphanie de Souza Araújo Leal Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Aprendizado, Dramaturgias pessoais, Diários de bordo, Compartilhamento, Polifonia

Resumo

A autora deste artigo questiona os padrões presentes no ensino regular que vigoram no processo de aprendizagem atual, no que se refere à valorização das experiências e pontos de vista dos estudantes. A partir disso, ressalta a importância do conceito de polifonia, com base nas propostas de Ernani Maletta, como referência para a construção de saberes nos processos de aprendizagem. Para tanto, traz um recorte de sua caminhada pelo mundo da educação e da experiência que viveu durante o Estágio Obrigatório III, que integra o currículo da Licenciatura em Teatro da EBA/UFMG. Atrelado a isso, com o apoio da pesquisa bibliográfica, explora a ideia
de utilizar os diários de bordo como uma ferramenta para auxiliar os alunos na compreensão que cada um constrói dos ensinamentos, facilitando também o seu compartilhamento com os outros. Assim, por meio do processo de compartilhamento de dramaturgias pessoais, ocorre o entrelaçamento das experiências vividas pelos alunos, gerando um aprendizado coletivo que, por compreender múltiplos pontos de vista – ou vozes – sobre o tema abordado nas aulas, é polifônico. 

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso