Coletivo Indisciplinar apresenta performance no Centro Cultural UFMG

Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG

No próximo sábado, dia 25 de maio, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe o Coletivo Indisciplinar para a apresentação da performance Um dia, 40 min. A entrada é gratuita (contribuição espontânea) e integra a programação do projeto Cena Aberta de 2019.

A performance foi criada a partir de investigações-devaneios que o Coletivo Indisciplinar vem experienciando acerca das práticas-poéticas do habitar e dos diferentes estados de presença de um corpo – corpo-passagem, corpo-permanência, corpo-andarilho, corpo-habitante, corpo-morada.

Tendo como mote a memória afetiva e sensorial das casas de infância de cada uma das artistas, a apresentação busca uma maneira de (re)desenhar e (re)construir as experiências vividas em um dia comum nessas casas. Através da improvisação guiada por chaves de rememoração como sons, cheiros, objetos e cores, é proposta a construção de uma paisagem plástica-sensorial na qual as artistas, em um movimento dialógico, são convidadas a (re)visitar e (re)inventar fragmentos de suas histórias, conectando o corpo presente à um espaço-corpo-lembrança.

Sobre as artistas

O Coletivo Indisciplinar nasceu do desejo de conectar duas artistas de diferentes percursos e criar diálogos entre suas experiências, no anseio de refletir sobre a diversidade dos modos de investigação e criação, guiados pela interdisciplinaridade na perspectiva da arte contemporânea, tendo o corpo e a imagem como guia dos processos. Assim, o coletivo busca criar um espaço de confluência aberto às possibilidades de ação nos entre-espaços, nos quais os diferentes modos de se operar na arte possam se encontrar/cruzar/afetar. Um lugar de atravessamentos e diálogos. Espaço híbrido, fecundo e indisciplinado.

Projeto Cena Aberta

O ‘Cena Aberta’ abriga propostas de pesquisa e experimentação artística voltadas para as áreas de dança, performance e teatro. Contribui para experimentação com caráter formador oferecendo apoio ao desenvolvimento das atividades de artistas profissionais, amadores, grupos em formação ou atuantes na área de artes cênicas. Os projetos a serem desenvolvidos são selecionados através de edital anual e a ocupação sob a forma de residência artística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *