Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG
Na sexta-feira, dia 31 de maio de 2019, às 18 horas, o Centro Cultural UFMG recebe a Companhia de Teatro para a apresentação do espetáculo teatral “Capitão Fracasso”. A peça tem autoria e direção de Luiz Paixão. A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. Classificação: 12 anos.
Inspirado no romance “Le Capitaine Fracasse”, de Théophile Gautier, o espetáculo acompanha o percurso artístico e profissional de uma companhia de teatro mambembe e suas dificuldades frente à realidade. O texto mescla cenas de grandes obras de Eurípides, Shakespeare e Molière.
Os percalços enfrentados por essa trupe ambulante não se distinguem da realidade teatral que vivenciamos hoje. Sob essa perspectiva, o romance de Théophile Gautier reflete sobre a nossa própria realidade. A peça é uma grande homenagem ao teatro e aos seus artistas, ao mesmo tempo que discute a função do teatro, reflete sobre a situação do artista e as relações sociais a que está submetido.
A Companhia de Teatro foi criada em 1993, pelo diretor teatral Luiz Paixão e pela atriz Anália Marques. Notabilizado como uma das companhias mais atuantes e premiadas da cidade, sua atividade não se limita às produções teatrais, estendendo-se também à pesquisa estética e à qualificação de profissionais de teatro. Em 1996, foi criada a Companhia de Teatro-Escola de Arte, que se dedica à formação de atores e profissionais de todas as áreas de atuação do teatro, como direção, dramaturgia, figurino, cenografia, etc. Afirma-se cada vez mais como um centro referência para novos atores e profissionais já experientes no fazer teatral, atuando também no setor de Consultoria Artísitico-Empresarial. Desenvolve diversos mecanismos e articulações pesquisando incessantemente novos materiais e técnicas. Construindo e aprimorando sua linguagem estética, plástica e cênica, a Companhia de Teatro tem contribuído de maneira destacada para a elevação do nível de qualidade do teatro no Estado de Minas Gerais.
A Companhia de Teatro foi premiada com os espetáculos Medeia, de Eurípides (melhor espetáculo, melhor conjunto de atores e melhor figurino) no Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto, em 1999; Amor em pedaços, Strindberg (melhor espetáculo, melhor diretor, melhor figurinista, melhor maquiagem, melhor trilha sonora e prêmio especial do júri pelo conjunto de interpretações) no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa, em 2001; As Troianas, de Eurípides (melhor figurinista e melhor cenógrafo) no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa, em 2002 e no Festival Nacional de Teatro de São Matheus, em 2005 (melhor montagem, melhor pesquisa cênica, melhor cenógrafo, melhor atriz, melhor figurino e melhor maquiagem). Além das premiações das peças, os diretores da Companhia de Teatro, Luiz Paixão, Anália Marques e Mariana Bizzotto foram homenageados com a Comenda do Mérito Artístico em 2014, 2015 e 2016, respectivamente.
Ficha Técnica:
Autor – Luiz Paixão
Diretor – Luiz Paixão
Elenco: Alberto Tinim, Arthur Bello, Bruno Hilário, Iris Prates, Isabella Saibert, Mariana Bizzotto, Meibe Rodrigues.
Cenografia/Figurinos – Luiz Paixão
Maquiagem – O grupo
Projeto Baixo Centro En[cena]
O Baixo Centro En[cena] faz parte da programação do Circuito Cultural realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG nos Campus e equipamentos de cultura da universidade. O projeto tem como objetivo oferecer ao público do baixo centro de Belo Horizonte uma programação gratuita de espetáculos teatrais toda última sexta-feira do mês, às 18h30. Uma opção de lazer e fruição com qualidade técnica e estética.
Serviço
“Capitão Fracasso – Companhia de Teatro”
Data: 31/05/2019
Horário: 18h00
Local: Auditório do Centro Cultural UFMG
Entrada franca | Classificação: 12 anos.
Centro Cultural UFMG – Av. Santos Dumont, 174 – Centro