Texto: Divulgação
O processo de criação, roteirização e realização da minissérie “Sou Amor”, que tem como temas principais sexualidade, afeto e violência na juventude, será objeto de palestra dos diretores e roteiristas para o CAAD e comunidade geral da UFMG, na Escola de Belas Artes.
Data: Segunda-feira, 10 de junho
Horário: 19h
Local: Auditório da Escola de Belas Artes/UFMG
Promovido pela disciplina “Roteiro Visual e Escrito” e “Ator e Jogo de Câmera”
Palestrantes: André Amparo, Cris Azzi e Guilherme Lessa
Mediação: Profa. Mariana Tavares e Prof. Rafael Conde
Criada e dirigida por André Amparo e Cris Azzi, com a colaboração do roteirista Guilherme Lessa, a obra seriada se passa em Belo Horizonte e tem como personagens centrais adolescentes contemporâneos brasileiros que vivem relacionamentos, conflitos, amores, afetos e questões relacionadas a identidade de gênero e orientação sexual. A série já foi exibida na Rede Minas (2018), TV Cultura (rede nacional, março/abril de 2019) e está sendo exibida pela TVE Bahia (maio/junho de 2019). Distribuição internacional: O2 Play.
“Sou Amor” é uma série cujo propósito central é desmistificar, através de uma perspectiva realista, questões relacionadas ao amor e à amizade na adolescência, que em tempos de intolerância, ódio, discriminação, racismo, sexismo e violência, apresentam desafios práticos e subjetivos para os jovens.
A série se passa majoritariamente em Belo Horizonte, no bairro Esplanada. A pequena Luisburgo, cidade de origem dos protagonistas, aparece no início da narrativa e em eventuais flashbacks. “Sou Amor” apresenta circunstâncias em que a sociabilidade e os limites da liberdade individual entram em conflito, enfatizando a importância e o papel do jovem na formação de uma nova coletividade, capaz de superar preconceitos e criar espaço para que as relações entre iguais e diferentes sejam valorizadas e respeitadas.
“Sou Amor” foi roteirizada entre 4 de janeiro e 15 de maio de 2017 por Guilherme Lessa e Rafael Ski em conjunto com os diretores. As filmagens ocorreram entre 26 de junho e 19 de agosto do mesmo ano. A série foi premiada pelo PRODAV 11 /2015 – Fundo Setorial do Audiovisual / Ancine.
ELENCO PRINCIPAL
FELIPE OLIVEIRA – ROBSON
JUAN QUEIROZ – MARCELO
EDUARDA FERNANDES – SARA
REJANE FARIA – DALVA
KÁTIA ARACELLE – SOLANGE
BIO DIRETORES E CRIADORES DE SOU AMOR
Cris Azzi
Cris Azzi é diretor, produtor e roteirista. Trabalha no audiovisual desde 1998. Já colaborou na realização de mais de 25 projetos de longas metragens, documentários e séries atuando em diversas funções da cadeia produtiva. Destaque para o documentário “O Dia do Galo” criado por ele e co-direção de Luiz Felipe Fernandes, vencedor do júri popular da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2015 que alcançou mais de 30 mil espectadores apenas nas salas de cinema em Minas Gerais. O filme foi licenciado para o Netflix e para o Canal Brasil e sua versão curta tem mais 600 mil visualizações no youtube. Nos cinemas, “Luna” que estreou na mostra competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será o primeiro filme de ficção solo de Cris Azzi com lançamento previsto para 2019.
André Amparo
Há mais de 25 anos André Amparo atua como diretor, roteirista e produtor de documentários, séries de ficção e documentais para televisão, filmes de longa e curta metragem, ambientação audiovisual para museus e vídeo instalações. Graduado em Comunicação Social pela UFMG com cursos de especialização na Holanda, França e Estados Unidos. Documentarista com trabalhos realizados em 18 países, incluindo missões oficiais pela Organização das Nações Unidas no Haiti e República Dominicana. Trabalhos exibidos em rede nacional pela TV Cultura, Canal Futura, Rede Globo, Canal Brasil, MTV Brasil, Rede Minas, TV Brasil. Em rede internacional exibições nos canais CNN, Al Jazeera, Bloomberg Television e, em breve, HBO.