Concurso de Professor Efetivo – Área de Animação – Programa para Prova Didática e Seminário

ÁREA DE CONHECIMENTO: Animação Digital 2D e 3D

VAGA: 1 (uma)

CLASSE DE MAGISTÉRIO e REGIME DE TRABALHO: Classe A , com denominação de Professor Adjunto A, nível 1 – Regime de Trabalho – Dedicação Exclusiva

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Doutorado em Comunicação ou Artes ou Artes Visuais ou Cinema e Audiovisual ou Design.

PERFIL DO CANDIDATO: Candidato(a) com amplo domínio da criação do movimento animado, considerando os princípios fundamentais da animação, e composição visual em ferramentas digitais 2D e 3D, com ênfase em software livre, atuação profissional e experiência docente comprovadas para atuar em ensino, pesquisa e extensão, bem como na administração da Universidade.

PROVAS: Apresentação de Seminário, na modalidade a distância; Prova Didática, na modalidade a distância; e Julgamento de Títulos.

OBS: O julgamento de Títulos inclui avaliação de Portfólio por mérito, que comprove domínio em animação e composição nas ferramentas descritas no “Perfil desejado do(a) candidato(a)” deste Quadro 1. Ver item 6.10.2 deste Edital para mais informações.

Escopo do Seminário: Apresentação oral de um recorte do(a) candidato(a) sobre um dos tópicos do Programa.

Programa para o Seminário:

1- Metodologias e fluxos de trabalho para a produção de animações nas técnicas 2D e 3D digitais;

2- Animação para jogos digitais e para o cinema: semelhanças e diferenças;

3- A forma animada e suas relações com diferentes manifestações artísticas;

4- Panorama do cinema de animação, de Émile Reynaud aos dias atuais.

EDITAL: 1223, de 04 de julho de 2022, publicado no Diário Oficial da União no dia 06 de julho de 2022, na Seção 3, páginas 81 a 87.

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: De 07/07 a 22/08/2022

HORÁRIO: 00h00 às 23h59 (horário de Brasília)

ENDEREÇO DO SISTEMA DE INSCRIÇÕES: https://eba.ufmg.br/inscricao-concurso/

PREVISÃO PARA O INÍCIO DO CONCURSO: De 30 (trinta) a 90 (noventa) dias, contados a partir da data de encerramento das inscrições.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

1. a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado
  2. b) Carteira de Identidade, ou prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, documento de identificação.
  3. c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso.
  4. d) Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;
  5. e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos; A taxa de inscrição, no valor de R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos), deverá ser paga no Banco do Brasil S/A, por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, emitida através da página eletrônica: https://sistemas.ufmg.br/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=sAwJH7L2C
  6. f) Curriculum vitae;
  7. g) Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, para atendimento aos artigos 7º e 11 da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
  8. h) documentos necessários para satisfazer os subitens 6.11, 6.11.2 e 12.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso;
  9. i) Documentos comprobatórios do Curriculum vitae e Portfólio, conforme os itens do edital a seguir:

6.10. Os documentos comprobatórios do curriculum vitae e o Portfólio deverão ser apresentados no ato da inscrição, no sistema de inscrição.

6.10.1. Os documentos comprobatórios, numerados e ordenados na mesma sequência apresentada no curriculum vitae, devem estar agrupados em um único arquivo PDF de até 20 MB.

6.10.2 O Portfólio será avaliado por mérito em relação ao domínio da criação do movimento animado e composição visual em ferramentas digitais 2D e 3D, considerando as especificações da vaga descritas no Quadro 1 deste Edital (“Perfil desejado do(a) candidato(a)” e “Tipos de prova”). Ele consiste de uma seleção de imagens estáticas para animação e de uma compilação em vídeo com trechos animados, dentre trabalhos profissionais, artísticos e acadêmicos selecionados pelo(a) candidato(a), com sua participação comprovada, contendo obrigatoriamente:

1. a) um arquivo em formato PDF de até 20MB com seleção de imagens dispostas com esboços selecionados de figuras humanas e/ou animais em poses expressando movimento (desenhos para animação);
  2. b) um único vídeo, de até 100MB, editado com trechos de cenas e/ou estudos de imagens em movimento para animação nas técnicas descritas no perfil do(a) candidato(a), com duração máxima de 3 (três) minutos em resolução de até 1920 x 1080 no formato MP4;
  3. c) um arquivo em formato PDF, de até 2 MB, acompanhando o arquivo de vídeo, com a descrição organizada da(s) função (ou funções) exercidas pelo(a) candidato(a) na realização dos trabalhos de animação selecionados (direção, produção, animação, rigging, composição, roteiro etc), discriminando quais as técnicas empregadas, a natureza e o meio de divulgação de cada trabalho.

Documentação do Concurso:

EDITAL  nº 1223 de 04 de julho de 2022 – DOU_06.07.2022

DECRETO Nº 9.739, DE 28 DE MARÇO DE 2019 – Imprensa Nacional

Isenção do pagamento de taxa de inscrição de Concursos Públicos – Cargo do Magistério Federal

Termo de consentimento para tratamento de dados pessoais – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD

Termo de Requerimento de Inscrição – Concurso Público para cargo do Magistério Federal

Resolução Complementar nº 02/2013 – Realização de concursos públicos no âmbito da UFMG

RESOLUÇÃO-13-2010.-RECURSO-E-REVISÃO

Comissão Animação – Programa para Prova Didática e Seminário

Inscrições homologadas – Animação Digital 2D e 3D

Edital nº 1572/2022/EBA-SGE-UFMG – Convocação de Candidatos Inscritos

Portaria nº 7541, DE 16 de setembro de 2022 – Designação de Comissão Examinadora