Um grupo de doze artistas da cena, começando a viver da arte do teatro, precisa vender seu espetáculo. O grupo apresenta, então, suas cenas como “amostras grátis”. Se o público gostar delas, poderá, ao final da apresentação, fazer contato com a trupe no @teatroavenda e comprar cenas e performances. Afinal, povo bão, tá na hora de fazer a despedida… E se gostou, não se acanhe, deixe algum para a comida…
Contexto da criação
A encenação é resultado das atividades de ensino e de pesquisa teatral realizadas no Curso de Graduação em Teatro, Disciplina Prática de Criação A e no Departamento de Artes Cênicas, Grupo de pesquisa cênica LAPA-UFMG, da Escola de Belas Artes da UFMG.
Inspirado na ideia do teatro de feira, do teatro cômico popular, o espetáculo Teatro à venda. Comédias populares é composto por cenas inspiradas em duas comédias do brasileiro Martins Pena (século XIX), Judas em sábado de Aleluia e A família e a festa na roça. Com elas, ressaltamos questões culturais e sociais brasileiras que são importantes de se apresentar, e também combater, como o patriarcado, o machismo, o racismo, a aporofobia, o autoritarismo e outros preconceitos ainda existentes, inclusive aqueles ainda existentes na relação com cultura e a arte da cena cômica popular. Queremos sair do século XIX!
A encenação traz uma barraca de feira cenográfica, de aparência modesta, na qual são apresentadas as cenas como “amostra grátis”. Valoriza-se o jogo da atuação nas composições cênicas criadas, buscando a maior inventividade junto a elementos grotescos, farsescos, o uso de máscaras, buscando fortalecer a arte da cena popular.
Ficha artística e técnica cênica
Concepção e Direção geral: Bya Braga (Departamento de Artes Cênicas da EBA-UFMG; Professora da Graduação em Teatro da UFMG; artista da cena)
Atuação:
Amanda Fuchs
Athos Ferreira
Isabella Saibert
Jake Macedo
Laura Lopes
Leticia Araujo
Luisa de Paula
Mandú Jacob
Maria Marta Cordeiro
Ramon Frank
Thalis Vilas Dama
Vinicius Sbampato
(Estudantes da Graduação em Teatro da UFMG, sendo alguns já profissionais ator/atriz)
Orientação e coordenação de cenografia, adereços cênicos e mascaramentos:
Daniel Ducato (Departamento de Artes Cênicas da EBA-UFMG/ LIC – Laboratório de Iluminação e Cenografia; artista da cena)
Meias-máscaras expressivas de velhos: Tarcísio de Campos Ribeiro
Máscaras inteiras expressivas de reisado: Gabriel Coupe (Estudante da Graduação em Teatro da UFMG; artista da cena)
Assessoria de figurino:
Sávio Rocha (Departamento de Artes Cênicas da EBA-UFMG – Laboratório de Vestimenta Cênica)
Gabriela Souza (Estudante da Graduação em Moda da UFMG)
Adelita Siqueira (Estudante da Graduação em Teatro da UFMG) Daniel Ducato
Assessoria cenotécnica:
Cristiano L.B. Kyria Araujo Milá Ott Pierre Renata Lanier Ramon Frank Tereza Castro Elenco (Estudantes da Graduação em Teatro da UFMG)
Iluminação (criação e operação):
Eliezer Sampaio (SLOP EBA; Departamento de Artes Cênicas EBA UFMG – LIC – Laboratório de Iluminação e Cenografia; artista da cena)
Ismael Soares (Departamento de Artes Cênicas EBA UFMG – LIC – Laboratório de Iluminação e Cenografia; artista da cena)
Comédias de Martins Pena utilizadas nas composições de cenas:
Judas em sábado de Aleluia; A família e a festa na roça.
Dramaturgização e trovas: Bya Braga
Produção Executiva: Isabella Saibert
Assessoria de Produção: Luan Castro (Estudante da Graduação em Teatro da UFMG)
Músicas utilizadas: Domínio público
Composições de Maurício Tizumba (Camelô de farol; Povo bom)
Assessoria cênico-musical:
Gabriel Coupe (Bolsista de pesquisa do Grupo LAPA-UFMG, projeto de pesquisa FAPEMIG/APQ-01825-21-Cena e Bem-Estar)
Saulo Moraes (Estudante da graduação em Música/percussão da UFMG)
Sonoplastia (ao vivo): Elenco Saulo Moraes
Monitoria acadêmica em teatro (durante o processo de criação):
Guilherme da Luz Santos (Estudante da Disciplina Prática em Ensino-Graduação em Teatro da UFMG)
Letícia Alves Araujo (Bolsista PMG-PROGRAD-UFMG)
Ramon Frank de Araujo Sousa (Voluntário PMG-PROGRAD-UFMG)
Fotografia: Ismael Soares, Luan Castro
Maquiagem: Laura Lopes
Artes gráficas: Thalis Vilas Dama
Apoio logístico: SLOP-EBA-UFMG (TAE Rosângela Sales Félix Bissiate e Waldislene Zinatelli)
Apoio de pesquisa cênica: Grupo de Pesquisa LAPA-UFMG/CNPq (Laboratório de Pesquisa em Atuação FAPEMIG-Projeto de pesquisa APQ-01825-21 – Cena e Bem-estar)
Realização: Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG – Disciplina Prática de Criação A (2022.2) – Estudantes do período. – Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG
Contato: @teatroavenda
Observações e agradecimentos:
O espetáculo se inicia alguns minutos antes do horário agendado, na rua ou na área em frente ao espaço cênico, com a trupe de artistas da cena convidando o público para a apresentação.
As atividades de criação e confecção dos materiais e objetos cênicos, bem como de produção executiva, logística e de comunicação, tiveram direta participação do grupo de estudantes e atores/atrizes profissionais que atua no espetáculo. Estudantes da Graduação em Teatro da UFMG de outras turmas/períodos, também colaboraram na criação e confecção de materiais cênicos, a quem agradecemos imensamente. Agradecemos, ainda, o trabalho realizado pelos Técnicos e Administrativos da Escola de Belas Artes para que o espetáculo se concretizasse e ao Teatro Universitário da EBAP-UFMG. Agradecemos, em especial, à PROCULT-UFMG e ao Produtor Cultural Sérgio Diniz.
Para a segurança de todos, pedimos encarecidamente que o público siga as recomendações estabelecidas pelos órgãos públicos de saúde para a prevenção contra a Covid19. Evitemos a contaminação e propagação do vírus SARS-CoV-2.