VARIAÇÕES SOBRE O KHÁOS OU PARA MATAR A SAUDADE. – 24 de agosto – 18h – Escola de Belas Artes da UFMG – Campus Pampulha.

Para entrar na UFMG no sábado, o ingresso gratuito pode ser retirado em https://www.sympla.com.br/evento/variacoes-sobre-o-khaos-ou-para-matar-a-saudade/2602754

“É preciso ter o caos dentro de si para gerar uma estrela dançante”. Assim falou Nietzsche em Assim falou Zaratustra e foi com a afirmação do filósofo alemão e com três modos possíveis de entender o caos que construímos a primeira versão do espetáculo apresentada em 2023:

1º – O do dicionário e do senso comum: caos é a mistura de coisas ou ideias em total desarmonia; confusão;

2° – O da mitologia: caos, em diversas tradições mitológicas, é o vazio primordial de caráter informe, ilimitado e indefinido, que precedeu e propiciou o nascimento de todos os seres e realidades do universo;

3º – O da ciência: a Teoria do Caos, grosso modo, pode ser pensada como o estudo da desordem organizada, traz explicações de fenômenos não previsíveis. Portanto, a teoria do caos é um padrão de organização dentro de um fenômeno desorganizado, ou seja, dentro de uma aparente casualidade.

Nesta nova versão de KHÁOS, a fórmula de Nietzsche e as três possíveis abordagens do caos mantiveram-se como base, mas com muitas VARIAÇÕES. A principal delas deriva do fato de comemorarmos neste ano os 25 cinco anos da chegada, em 1999, dos primeiros alunos ao então Curso de Graduação em Artes Cênicas, aprovado em 1988 pelo Conselho Universitário da UFMG e hoje denominado Graduação em Teatro. Como membro do corpo docente desde 2000 fico feliz em criar com esta apresentação uma oportunidade para reencontros. Um momento PARA MATAR A SAUDADE.

Este espetáculo é dedicado a todas as pessoas responsáveis pela criação e pelo fortalecimento do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e à memória de Cândido Dantas, Cecília Bizzotto, Geraldo Roberto (Peninha), Helvécio Leandro, Luiz Fazito e Marcos Vogel.

Com:

Ana Luísa Alves Ferreira; Bárbara Lima; Camila Furtunato; Camila Raposo; Christina Ferreira; Eliezer Sampaio; Eric Pedroso; Giulia Pontes; Glauco Pulvirenti; Greicielle Souza; Guilherme Oliveira; Jardel Elói; Júnia Flor; Laura Duarte, Lucas de Cassia – Lillia Azul; Ludy Lins; Mandú; Matheus Gepeto; Matheus Soriedem; Oliver Martins; Rafa Calú; Sinara Teles; Taísa Emanuely Alves Costa; Thalis Vilas Dama; Thaylline Souza; Thiago Queiroz; Vando Euripes; Victor Souza; Wendell Guilherme.

Estrutura Dramatúrgica e Direção Geral: Antonio Hildebrando.

Assistência Dramatúrgica e de direção: Greicielle Souza

Projeções: Aya Oliveira,Guilherme Oliveira, Matheus Soriedem