Luísa Machala inaugura novo ciclo do Aulas Abertas UFMG com tema Dança e performances

Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG

Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas, do Centro Cultural UFMG, trazem falas de especialistas sobre Dança e performances. Os convidados deste ciclo abordam o potencial da corporeidade como linguagem e elemento de expressão e apresentam seus processos criativos sobre o fazer artístico com o corpo.

A professora de dança contemporânea Luísa Machala inaugura o assunto e compartilha sua experiência em videodança, focando em aspectos da criação coletiva e colaborativa em uma aula intitulada de Videodança: exercitando a criação em rede. Link do vídeo: https://youtu.be/EJ1JJQQICMo

Segundo Luísa, definir videodança não é uma tarefa fácil. Assim sendo, ela seleciona dois pontos consensuais entre pesquisadores do campo. O primeiro é compreender que a videodança não é um mero registro documental, uma transposição das danças criadas para os palcos, por exemplo, para a tela, mas algo construído e pensado especificamente para esse fim, para a tela.

O segundo ponto é entender a videodança como um campo híbrido, isto é, para que aconteça essa especificidade é necessário que a dança e o audiovisual estejam em relação. Por se tratar de hibridismo não seria qualquer tipo de relação, mas uma relação não hierárquica, não acessória, não instrumentária, ou seja, a dança não estaria a serviço do audiovisual e nem o audiovisual a serviço da dança. O que acontece é um diálogo das áreas, uma espécie de agenciamento entre os conhecimentos específicos de cada uma, pensando a videodança como uma emergência dessa relação ou como uma deriva dessa troca, explica.

Para adentrar ao tema, Luísa Machala apresenta algumas experiências e processos criativos que ela vivenciou ao longo dessa quarentena, como Ventana: a noção de criação em rede e a relação entre o corpo e a técnica, o projeto Movimento em RedeGabinete sanitário4.000 fugas para a fragilidadeEcos de recolhimentoRisco e Corpo-imagem: videodança em pesquisa. Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco sobre a perspectiva de criação da artista.

Luísa Machala é artista-pesquisadora da Dança, professora de dança contemporânea e videomaker. É mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, graduada em Licenciatura em Dança pela mesma universidade e em Estudos Gerais: Artes e Culturas Comparadas pela Universidade de Lisboa, Portugal.

O Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.