Acesso à arte e a cultura: Mostra Puxadinho movimenta Venda Nova com atrações artístico-culturais

Texto: Divulgação

Começa, neste fim de semana, a 4ª edição da Mostra Puxadinho, uma mostra de arte e cultura realizada desde 2014, com o objetivo de promover atividades artísticas em espaços “não convencionais” de Venda Nova, como lotes, becos, ruas e praças tidas como de difícil acesso em favelas, vilas e aglomerados.

Idealizada pela Cóccix Companhia Teatral em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Ministério da Cultura (Minc) e o Governo Federal, a Mostra acontecerá em formato presencial e online, proporcionando ao público ações de fruição artística, capacitação, requalificação e estruturação das bases produtivas do setor artístico e cultural atuante em territórios periféricos de Belo Horizonte, especialmente de agentes culturais que moram ou atuam na regional Venda Nova.

A primeira atividade tem início no sábado, dia 8, com a realização da oficina Ressignificando, pelo artista visual e pedagogo Vagner Silva, no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Serra Verde. A partir de objetos recicláveis como pneus, madeiras e telhas, os participantes criarão obras artísticas que vão ornamentar quatro áreas comumente utilizadas para descarte indevido de lixo nos bairros Minas Caixa, Parque São Pedro e Serra Verde. Os espaços públicos serão alvo de intervenções culturais nos dias 11 e 12 de abril, que, além de promover a limpeza dos locais, vão transformá-los em instalações ao ar livre.

Até julho, outras dezenas de ações serão desenvolvidas por meio de uma programação plural e diversa, capaz de legitimar a arte e a cultura produzida na periferia de Belo Horizonte. Entre elas, estão duas oficinas de capacitação – uma em Produção Cultural e outra em Teatro – direcionadas a 15 estudantes de arte e cultura residentes da regional que receberão bolsa para ajuda de custo na realização das atividades.

Segundo Sinara Teles, atriz e coordenadora geral do projeto, a principal característica da Mostra é o reconhecimento dos artistas e grupos locais, valorizando a arte que é produzida na região. “Desta forma, o projeto promove um senso de pertencimento e enraizamento desses agentes, impactando positivamente nas atividades que são realizadas nos locais onde eles atuam”.

Segundo o também coordenador, Rogério Gomes, uma das consequências do projeto é o fortalecimento da rede cultural de Venda Nova. “As atividades acabam por fortalecer as bases de produção e diversas requalificações das produções realizadas pelas trabalhadoras e trabalhadores da cultura na região. Os impactos positivos alcançam também o público, pois, o constante diálogo com as comunidades, artistas e coletivos locais, oportunizam o desenvolvimento de atividades que atendem às demandas surgidas destes diálogos, e que são capazes de gerar reflexões e mudanças de situações sociais, culturais e políticas”, afirma.

Morador do bairro Serra Verde, o músico, produtor e educador Ray Almeida frequenta a mostra desde sua criação. “Me envolvi com o projeto, exatamente por ele valorizar o artista local e potencializar a cultura em todos os meios artísticos da nossa região. De todas as atividades que pretendo participar neste ano, a oficina de Produção Cultural é a que estou com maior expectativa, já que tenho um projeto infantil e quero usar essas novas ferramentas para ampliação dele. Com certeza essa experiência há de contribuir imensamente para mim, enquanto agente cultural e como pessoa”, conta.

 

Inscrições abertas

Sob o tema Arte e Diversidade nas Periferias, esta edição busca potencializar trabalhos realizados por agentes culturais da periferia, negros, da comunidade LGBTQIA+ e portadores de sofrimento mental. “Esse exercício curatorial tem como norte a pluralidade e a diversidade, tanto no que toca às várias manifestações artísticas quanto aos artistas que lhes dão vida. Trata-se de uma prática engajada com as pautas antirracistas, feministas, antimanicomiais e socioculturais, pensadas para uma periferia rica em arte e cultura, diversa e plural”, afirma Marcus Carvalho, coordenador do grupo Teatro Negro e Atitude, que assina a curadoria da Mostra.

As apresentações artísticas e culturais que vão compor a programação serão selecionadas por meio de chamamento público aos artistas da região de Venda Nova, cujas inscrições estão abertas até o dia 18 de abril, pelo endereço coccixcompanhiateatral.com.br/puxadinho. Os interessados também podem acessar as informações pelo Instagram da Cóccix (@coccixcompanhia) ou pelo Facebook (@coccixteatral).

Sobre o grupo: Cóccix Companhia Teatral

A Cóccix Companhia Teatral é um grupo independente e sem fins lucrativos, localizado no bairro Minas Caixa, região de Venda Nova. Criada em 2006, a Cia. completou 16 anos de existência/resistências em agosto de 2022. Em comemoração aos 16 anos de caminhada, o grupo realiza em 2023 uma série de ações culturais que envolvem a criação e estreia de seu novo espetáculo intitulado A Velha Venda Nova, a execução da 4ª Mostra Puxadinho, a estreia da websérie A Santa do Capital e a circulação intitulada Ocupa Cóccix, com a apresentação de quatro espetáculos de seu repertório, além de oficinas artísticas. A idealização e gestão do grupo é de Sinara Teles e Rogério Gomes.

PROGRAMAÇÃO 4ª MOSTRA PUXADINHO

  • OFICINAS (fechadas para estudantes de Venda Nova)

Artes Visuais

Dias 8, 10, 11 e 12 de abril

Horário: 8 às 12h

Local: Cevae Serra Verde (Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 – Serra Verde)

 

Produção Cultural

Dias 23 e 28 de abril; 3 e 5 de maio

Horário: 8 às 12h

Local: Online via plataforma Meet

 

Teatro

Dias 15, 17, 19 e 22 de maio

Horário: 8 às 12h

Apresentação da cena curta – resultado da oficina – no dia 22 de maio, das 14 às 16h.

Local: Casa Ativa (Rua Edgar Torres, 992 – Minas Caixa)

 

  • INTERVENÇÕES

Limpeza de quatro áreas que acumulam lixo e descartes indevidos e instalação das obras de arte criadas durante a oficina de Artes Visuais.

 

Intervenção – áreas 1 e 2

Dia 11 de abril, das 8 às 12h

Área 1 – Rua Severino Lara, 680, esquina com Coronel Manuel Assunção – Parque São Pedro;

Área 2 – Rua Coronel Manuel Assunção, 37, esquina com France José Cerceau – Minas Caixa.

 

Intervenção – áreas 3 e 4

Dia 12 de abril, das 8 às 12h

Área 3 – Rua Padre Adolfo Kolping (próx ao nº 241) – Minas Caixa;

Área 4 – Rua Antônio de Paiva Meirelles, 128 – Serra Verde.

 

  • RODAS DE CONVERSA

O objetivo das rodas de conversa é promover a integração entre artistas, agentes culturais e público, fortalecendo as redes socioculturais existentes em Venda Nova.

 

22 de maio (segunda), às 14h

Local: Casa Ativa (Rua Edgard Torres, 992 – Minas Caixa)

Público-alvo:  estudantes da oficina de teatro, equipe de profissionais da Casa Ativa e do projeto Mostra Puxadinho  e demais interessados

 

27 de maio (sábado), às 14h

Local: Casa Ativa (Rua Edgard Torres, 992 – Minas Caixa)

Público-alvo: equipe de profissionais da Mostra Puxadinho, artistas e agentes culturais da regional Venda Nova  e demais interessados

 

29 de junho (quinta), às 18h

Local: Canal da Mostra Puxadinho no YouTube

Público-alvo: equipe da Mostra Puxadinho e demais interessados

 

15 de julho (sábado), às 19h

Local: Canal da Mostra Puxadinho no YouTube

Público-alvo: equipe da Mostra Puxadinho, agentes culturais concorrentes ao Prêmio Arte e Cultura  e demais interessados

 

  • CORTEJOS CULTURAIS

 

22 de junho, das 10 às 12h

Saída da avenida Finlândia, 34, no bairro Europa até a rua Professora Vera Gonçalves Terra / Praça do Encontro no bairro Serra Verde.

 

23 de junho, das 10 às 12h

Saída da rua Pedro Rocha Possas, 372 até a Praça Manoel Batista de Baía, no bairro Mantiqueira.

 

24 de junho, das 10 às 12h

Saída da rua Cyrene Crivellari Bellônia, 141 até a rua Clotilde Ribeiro da Costa, 93, no bairro Vila São Batista.

 

25 de junho, das 10 às 12h

Saída da rua Inglaterra, 226, até a rua Visconde de Itaboraí, 304, no bairro Jardim Leblon.

 

  • APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Oito apresentações culturais serão selecionadas por meio de chamamento público e exibidas sempre às 19h, pelo canal da Mostra Puxadinho no YouTube. Dias 29 e 30 de junho; 1 a 2 e 6 a 9 de julho.

 

  • PRÊMIO ARTE E CULTURA

Entre os dias 12 e 16 de julho, o público votará para selecionar seis produções audiovisuais de artistas e agentes culturais residentes ou atuantes na regional Venda Nova. As produções serão exibidas no canal da Mostra Puxadinho no YouTube. O resultado final será divulgado às 20h do dia 16 de julho.