Aula aberta da UFMG aborda ‘como salvar o futuro”, com André Carvalhal

Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG

Com a intenção de colocar em pauta as questões da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o curso Design de Moda da UFMG recebe em sua aula aberta o pesquisador André Carvalhal. A iniciativa surgiu a partir das questões da pesquisa de iniciação científica Moda, Crime & Desastre: dispositivos da moda e estratégias da arte ao fio do tempo. A aula será transmitida ao vivo nesta quarta-feira, dia 14 de julho, às 19h, pelo canal Design de Moda | UFMG.

A pesquisa está integrada aos conteúdos da AAC Moda, Estilo & Inovação Social, ministrada pela professora Angélica Adverse. “Nesse encontro, nós vamos refletir a respeito da necessidade de mudança da ética do presente a fim de transformar os cenários históricos no futuro. Partindo do livro intitulado Como Salvar o Futuro: ações para o presente (2020), nós iniciaremos uma conversa sobre a construção coletiva da nossa realidade, tomando como ponto de partida a problematização sobre moda como processo de inovação social. Como nos é apresentado pelo livro de Carvalhal, discutiremos a nossa história atual, os desafios contemporâneos do presente e os aprendizados coletivos que possam indicar alternativas para salvar o futuro”, explica.

“O  futuro é cada vez mais incerto. Pela primeira vez em nossa vida, estamos nos deparando com uma possibilidade tangível de cancelamento do futuro. E o que vai restar só pode ser previsto por meio de um número sem fim de cenários e possibilidades, que combinados e recombinados resultam em uma quantidade de hipóteses que eu nem sei como calcular”, destaca André Carvalhal.

 

Minibio

Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade.

Autor dos best-sellers A Moda Imita a Vida, Moda com Propósito, do livro finalista do prêmio Jabuti 2019 Viva o fim e do mais recente, Como salvar o futuro.