À Comunidade da EBA,
Boas vindas ao 2º semestre de 2021 da EBA/UFMG!
A Diretoria da Escola de Belas Artes preparou este comunicado para receber a comunidade acadêmica da EBA e reforçar informações relevantes neste contexto de flexibilização da pandemia, envolvendo trabalhos acadêmicos e administrativos em ambientes hibridos de trabalho remoto e retorno gradual ao presencial.
Para a nossa Escola, cada semestre representa a renovação dos nossos compromissos com a educação pública, diversa e de qualidade, reafirmando a nossa vocação de formar pessoas e, especificamente, aproximá-las às diversas áreas do conhecimento das Artes e da Cultura.
Este momento de flexilbilização da pandemia ainda requer desafios para manter presente e fortalecer a interatividade dos conhecimentos e das pessoas, por meio da conjugação das redes digitais e virtuais de informação e comunicação com o retorno gradual do presencial.
Viver UFMG: no espaço virtual Viver UFMG disponível no endereço https://ufmg.br/viverufmg/ e na versão pdf disponível em https://ufmg.br/storage/f/c/a/5/fca501986a20caf41ff3552484ba652a_1620929845346_1796427430.pdf, os estudantes têm acesso à edição 2021/1 do Guia Viver UFMG, que se trata de um manual com orientações gerais sobre a universidade e a vida acadêmica, incluindo: o ensino remoto emergencial, a assistência e permanência estudantil, as plataformas de livros eletrônicos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFMG, o acolhimento em saúde mental, as fontes de referência para esclarecimento de dúvidas, dentre outros assuntos.
Saúde mental: estamos preocupados com o bem estar físico e mental de toda a comunidade da EBA e, por isso, reforçamos as informações da UFMG para quem precisa de ajuda neste difícil momento da pandemia, que estão disponíveis em https://www.ufmg.br/saudemental/ . Nesse sentido, destacamos que: “A comunidade da UFMG se organizou e, sob articulação da Rede de Saúde Mental e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, oferece diferentes modalidades de acolhimento para toda a comunidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que as incertezas em torno do avanço da pandemia, e as situações de exceção a que grande parte da população mundial está submetida, são gatilhos para o estresse e ansiedade. Fique em casa, cuide da saúde do corpo e da mente, e conte com o apoio dos profissionais e voluntários da UFMG.”
Programa Integração Docente: reforçamos também sobre o Programa Integração Docente – Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas, que conta com diversas iniciativas, fruto da parceria entre Giz/Prograd, Caed e DTI, cujas informações estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/integracaodocente/
Uso de plataformas digitais: a UFMG recomenda o uso das plataformas digitais Moodle e Microsoft Teams.
Essa recomendação está relacionada à capacidade técnica desses ambientes virtuais para a execução do planejamento acadêmico, a fim de disponibilizar adequadamente os materiais didáticos, tarefas e planos de ensino, disponíveis inclusive para a comprovação do cumprimento de carga horária.
O acesso às plataformas Moodle e Microsoft Teams está previamente configurado na Universidade para o mesmo acesso ao Minha UFMG. Em comum acordo entre os professores e os alunos podem ser utilizados outros recursos digitais para assegurar e facilitar o acesso aos estudantes. Em caso de adoção de outras plataformas digitais, recomendamos que estudantes e professores sempre acompanhem o Moodle, como a forma de comunicação oficial das disciplinas.
Nos sítios eletrônicos da EBA e da UFMG encontram-se os links de acessos e tutoriais para o uso do Moodle e Microsoft.
Além disso, para introdução às plataformas digitais da UFMG, o Setor de Tecnologia da Informação da EBA disponibilizou um tutorial direcionado aos novos estudantes da EBA, que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9bH6LE52yEQ
Direitos autorais e de imagem: enfatizamos a atenção ao uso responsável com a difusão de material didático elaborado por Professores da EBA e UFMG, no que diz respeito aos direitos autorais e de imagem concernentes e ao caráter eminentemente didático dos materiais disponibilizados aos estudantes, que são de uso específico para o suporte pedagógico durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo imprescindível a autorização expressa do autor do material para o seu uso para quaisquer outras finalidades não inseridas naquelas abrangidas pelas atividades institucionais.
Dessa forma, reiteramos os termos da Advertência Legal, estabelecida na UFMG:
“Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.
A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG)”.
Acesso a conteúdos públicos: o Guia do Usuário contendo as orientações sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG está disponível no sítio eletrônico da EBA.
Recomendamos a realização do Treinamento online da Biblioteca Universitária, para conhecer os fundamentos das Bibliotecas da UFMG. O curso tem carga horária de 4 horas e a inscrição é feita no sítio eletrônico da própria Biblioteca Universitária.
Conteúdos digitais públicos estão disponíveis nos portais abaixo, cujos links de acesso estão disponíveis no site da EBA:
• Portal Capes, biblioteca virtual que disponibiliza a produção científica nacional e internacional.
• Repositório Institucional da UFMG, que armazena a produção intelectual da UFMG.
• Periódicos da UFMG.
• Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que integra e disponibiliza os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.
Cuidados coletivos e individuais com o coronavírus: no sítio eletrônico da UFMG, disponível em https://ufmg.br/coronavirus, encontram-se informações oficiais da Universidade sobre a pandemia do novo coronavírus.E no sistema Minha UFMG na aba serviços encontra-se o sitema Monitora Covid que está disponível em: https://monitoracovid.ufmg.br
Diante disso, a comunidade escolar da EBA deve observar as orientações contidas nos seguintes documentos oficiais da UFMG, disponíveis em https://www.ufmg.br/viverufmg/adequacoes-pandemia/protocolo-de-biosseguranca/:
– Protocolo de biossegurança e adequação do espaço físico da UFMG, disponível em: https://ufmg.br/storage/7/a/8/d/7a8df00756a4b24203cb253915559e65_15955938800698_680622154.pdf
– Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto na UFMG, disponível em: https://ufmg.br/storage/7/a/8/d/7a8df00756a4b24203cb253915559e65_15955938800698_680622154.pdf
Medidas prebentivas e de compromisso com a proteção individual e coletiva: a fim de se reduzir os riscos de transmissão do vírus na vigência da pandemia da Covid 19, toda a comunidade escolar deve adotar as seguintes medidas preventivas e de compromisso com a proteção individual e coletiva da comunidade universitária:
(1) lavar as mãos com água e sabão ou utilizar solução de álcool em gel 70%, disponibilizado pela EBA/UFMG, constantemente, para mantê-las sempre limpas.
(2) utilizar equipamentos de proteção individual, em especial a máscara facial adequada ao ambiente.
(3) evitar tocar a face com as mãos.
(4) manter o distanciamento social, reduzindo o número de contatos físicos entre as pessoas, e evitar aglomerações, atentando-se para a distância mínima de 2 metros entre as pessoas em um mesmo espaço.
(5) evitar contato físico como apertos de mãos e abraços.
(6) manter os ambientes bem ventilados, utilizando apenas a ventilação natural, não devendo ser utilizado ventiladores ou ar condicionado.
(7) não compartilhar objetos pessoais tais como canetas, lápis, calculadoras, celulares e copos.
(8) higienizar os materiais e equipamentos antes e após o uso, para a desinfecção de objetos de uso frequente tais como chaves, maçanetas, mesas, telefone, computadores, etc.
(9) manter os cabelos preso e seguir a orientação de “adorno zero”.
(10) fechar a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga.
(11) em caso de sintomas da covid-19 ou contato com pessoas doentes, ficar em casa, não frequentar ambientes da UFMG e informar de imediato ao setor da EBA ao qual possui vínculo: se Estudante – Colegiado de Curso; se Servidor, Seção de Lotação, se Tercerizado – Seção de Logística e Serviços Operacionais, bem como registrar no sistema Monitora Covid, disponível na aba Serviços do Minha UFMG.
(12) antes de sair de casa para ir à Escola de Belas Artes, preencher o formulário no sistema Monitora Covid, disponível na aba Serviços do Minha UFMG, para fins de registrar a movimentação de pessoas na UFMG, com ou sem sintomas da covid-19.
Ensino Híbrido Emergencial: implementamos a partir deste 2º semestre de 2021, o Ensino Híbrido Emergencial – EHE – visando ao retorno gradual das atividades presenciais na Escola de Belas Artes, em consonância com a Resolução CEPE nº 05/2021 e demais diretrizes e protocolos definidos pelos órgãos de deliberação superior da UFMG, em um contexto de flexibilização na pandemia da Covid 19 na cidade de Belo Horizonte e no país, sempre atentos à preservação da vida e da saúde das pessoas. O Plano EBA Nº 02/2021, Plano Institucional para implementação do Ensino Híbrido Emergencial – EHE, no 2º Semestre de 2021, para o retorno gradual de Atividades presenciais na EBA, aprovado pela Congregação da EBA, está disponível no sítio eletrônico da EBA. Contamos com a participação de todos para juntos implementarmos o Ensino Híbrido Emergencial em diálogo com a comunidade para promovermos ações viáveis e seguras para o desenvolvimento de nossas atividades acadêmicas e administrativas na EBA.
Uso dos espaços físicos da EBA: O Plano EBA Nº 02/2021, Plano Institucional para implementação do Ensino Híbrido Emergencial – EHE, no 2º Semestre de 2021, para o retorno gradual de Atividades presenciais na EBA, aprovado pela Congregação da EBA, define as possibilidades de acesso controlado ao espaço físico para um atendimento criterioso às atividades presenciais, principalmente relacionadas à movimentação de pessoas no uso da estrutura pedial; circulação de documentos administrativos e acadêmicos; e fornecimento de materiais e empréstimos de livros, equipamentos, dentre outros, para o atendimento seguro das diversas necessidades da comunidade escolar da EBA. O desempenho de quaisquer atividades presenciais no EHE poderá ocorrer na EBA somente nas seguintes condições:
1) estar em consonância com o Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto na UFMG e o Protocolo de biossegurança e adequação do espaço físico na UFMG.
2 ) respeitar o Plano de Ocupação Predial da Escola de Belas Artes tanto em relação às restrições do número de pessoas em cada espaço da Unidade quanto em relação à distância de 2 metros entre as pessoas, observando-se as referências matemáticas mínimas recomendadas de 15 pessoas a cada 50m2 para os espaços de uso estático (taxa de ocupação em 0,3) e de 1 pessoa a cada 7m2 para os espaços de uso dinâmico (taxa deocupação em 0,14).
3) observar diariamente os indicadores epidemiológicos e as as recomendações das autoridades sanitárias locais e nacional.
Desempenho de Atividades presenciais no EHE: O atendimento direto ao público interno e externo ocorrerá apenas sob demanda justificada da atividade e com o agendamento prévio nos respectivos setores envolvidos. Para tanto, as Chefias de Seções Acadêmicas e Administrativas deverão organizar rodízios e ou escalonamento de pessoal, a critério das próprias chefias, para o estabelecimento de dias e horários para atendimento às atividades requeridas pela comunidade escolar, tais como:
a ) circulação de documentos físicos e materiais, sejam documentos em movimentação na Escola, correio ou malote e entregas de materiais por fornecedores externos, entre outros.
b) circulação de livros e itens do acervo da Biblioteca, com entrega e devolução na portaria da Biblioteca, com o agendamento prévio do usuário, pelo e-mail <bib@eba.ufmg.br>.
c ) empréstimo de equipamentos patrimoniais, sob demanda requerida por e-mail aos Colegiados de Curso, no caso de estudantes, e às Chefias Imediatas, no caso de servidores docentes e Taes.
d ) uso de laboratórios, ateliês e salas teóricas e práticas, os quais possuem instalações especiais e ou requerem a assistência de pessoal técnico qualificado, somente poderão ser utilizados sob demanda e com a programação de atividade registrada na SLOP, por e-mail endereçado a <slop@eba.ufmg.br>, mediante o agendamento prévio pelo setor responsável para o desenvolvimento da atividade na EBA. A previsão de uso desses espaços e instalações deve assegurar a disponibilidade pessoal técnico qualificado para o acompanhamento e assessoramento da atividade.
Por fim, lembramos e agradecemos à comunidade da Escola de Belas Artes pelos esforços conjuntos realizados desde o ano passado e que tanto contribuíram para enfrentarmos os desafios da pandemia, que gerou uma situação crítica totalmente inesperada e que nos fez reconfigurar todas as nossas rotinas escolares.
Apesar de tudo, estamos conseguindo enfrentar essa crise. A prova disso é o próprio início deste semestre letivo, que conseguiremos realizar com o Ensino Híbrido Emergencial, por meio de trabalhos remotos e retorno gradual ao presencial.
Desejamos que, no 2º semestre de 2021, possamos aprimorar os nossos trabalhos remotos e contar sempre com a colaboração de todos e todas membros da comunidade escolar para seguirmos superando os desafios.
Agradecemos mais uma vez os esforços e as colaborações dos membros da comunidade da EBA para enfrentarmos juntos este momento de crise global e, a cada dia, conseguirmos lidar com a nova normalidade.