Vamos celebrar os 65 anos da Escola de Belas Artes através de apresentações de trabalhos artísticos da comunidade EBA/UFMG (alunos, professores e técnicos) nas dependências e áreas externas da Escola de Belas Artes. Além das apresentações artísticas, exposições e intervenções culturais, o evento será estruturado em fóruns de discussão, oficinas, aulas abertas, seminários, dentre outros, abertos a toda comunidade da UFMG bem como ao público externo.
Imagens para o futuro do passado
Bárbara Elizei
11/11 a 07/12
Local: Galeria EBA
Extroversão de Arquivo no Ano 65 da EBA
ILUMINAR
Grupos Al-Químicos (EBA/UFMG) e LabSG (FCA/PUC Minas) de pesquisa, criação e experimentação em Fotografias de base Química
ILUMINAR, World Wide Cyanotype Day 2022
O Dia Mundial da Cianotipia, World Wide Cyanotype Day, acontece desde 2015 no último final de semana de setembro. Os grupos de pesquisa e criação em fotografias de base química Al-Químicos (EBA/UFMG) e LabSG (FCA/PUC Minas) se uniram este ano para produzir imagens e participar desta oitava edição do evento, iniciado no Texas (EUA).
Usando a técnica histórica da Cianotipia (que data de 1842) os participantes ao redor do mundo foram convidados a produzir imagens a partir do tema ILUMINAR, central neste momento pós-pandemia, no qual o negacionismo, a fome, a crise energética, a degradação ambiental, a guerra, dentre outras mazelas, afligem a sociedade.
Dessa forma, professores, funcionários, monitores e alunos de ambas Instituições (UFMG e PUC/Minas) envolvidos com os dois grupos, produziram e compartilharam estas bandeiras simbólicas, em tecido, que amarradas juntas em locais públicos de todo o mundo constituem um convite para que estes trabalhos possam servir como estopins de esperança.
Adolfo Cifuentes, Adriana Ferreira e Camilla Fidelis. Grupos Al-Químicos EBA/UFMG de Criação, pesquisa e experimentação em Fotografias de Base Química. UFMG / PUC/Minas
Ficha Técnica:
LabSG (FCA/PUC Minas): Luís Siqueira E Adriana Ferreira. Al-Químicos (EBA/UFMG) Cleber Falieri, Adaiany Rodrigues Adolfo Cifuentes e Camilla Fidelis
Local: Gramado de acesso à Escola de Belas / UFMG
Período: 29/11/2022 a 15/01/2023
Minas Entre Cenas
A exposição “Minas Entre-Cenas” apresenta um recorte do Acervo de Imagens de Minas que reúne produções fílmicas, fotográficas e objetos tridimensionais relacionados à produção cinematográfica de Minas Gerais, mostrando as criativas invenções de Igino Bonfioli. “O fazedor de Fitas” como era chamado.
Coordenação: Verona Campos Segantini / Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santo
Montagem: Bárbara Lucia Nestor Benedito / João Vitor Monteiro Moreira / Sheila Mara da Silva / Thalita Pereira Braga / Vitor Marques de Assis
18/11 a março de 2023
Local: Espaço Imagens de Minas – 3 andar – EBA
Oficina “Caderno dos tempos”
Bárbara Elizei
06/12 – 09:00 às 11:00
Formulário de inscrição:https://forms.gle/iRtkok5k5cVB2hGB8
Público-alvo: crianças, jovens, adultos e idosos (a proposta se enquadra bem a todas as faixas etárias)
Duração: 2 horas (30 min de visita/ 20 min de conversa/ 40 min confecção + desenho/ 30 min partilha e encerramento)
Número de pessoas: máximo 15 pessoas
Descrição/Sinopse: A exposição discute as interligações existentes entre presente, passado e futuro; nessa lógica a ação educativa se volta para a confecção de um livreto para anotações do tempo onde o participante é convidado a anotar/desenhar memórias, acontecimentos e desejos construindo um caderno temporal. Metodologia: Inicia-se a oficina com uma rápida visita no espaço expositivo, posteriormente os participantes são convidados a debater sobre como o tempo age em suas próprias vidas. Em um processo de escuta-ativa nos conhecemos melhor através desse diálogo. A segunda parte consiste na confecção do caderno; de maneira conjunta segue-se o passo a passo da dobradura e do corte. Ainda em conjunto, os participantes são provocados a criar um nome e uma capa para seu caderno. Finaliza-se com a partilha do processo e uma breve avaliação.
Recursos e materiais necessários: Acesso à exposição // Folhas sulfite A4, tesouras, material para desenho (lápis, caneta, giz de cera).
Mostra CAAD
16:30 – Sessão Poética das formas:
• Sayounara (Débora Mini, 2016, 4’41” )
• É necessário guarda chuva ( Felipe Animachado, 2022, 2’02”)
• Dejavu (Ligia Matni; Tami Abreu, 2017, 6’22”)
• A Doida (Svetlana Filipova, 2016, 3’38”)
• Sempre Agora (Rodrigo Campos, 2018, 3’45”)
Debate sobre os filmes após a sessão
Local: Auditório
17:00 – Sessão Esfacelar(-se) :
• Silêncio à meia-noite (Yari Delgado, 2022,2’06”)
• Arte é comida (Fábio Fonseca, 2022, 0’50”)
• Mais valia (Marco Túlio, 2011, 4’23”)
• Sobre bidê – to catch a bird (Ramon Coelho, 2014, 3’01”)
• O Autor ( Luiz Máximo, 2021, 2’54”)
Debate sobre os filmes após a sessão
Local: Auditório
17h30 – Sessão Alomorfia:
• OVOO (Luana Chaves, 2015,3’23”)
• Metamorfose ( Jane Carmen Oliveira, 2017, 5′ 22” )
• Olho de peixe ( Marco Vieira, Nancy Mora, 2012, 9’36”)
• Yari (Breno Rohr, 2017, 3’57”)
• Peixinho (Edson Germínio, 2020, 5’01”)
Debate sobre os filmes após a sessão
Local: Auditório
Estudantes da Graduação em Teatro:
Annabelle de Munick Viana Lithg
Dolly Trindade de Araujo
Fabricio Anselmo Policarpo da Silva
Nicolas Batista da Silva Felix
Tamires Izabela Dantas