Texto: Assessoria de Imprensa da Editora UFMG
Uma longa conversa com Antoine Compagnon sobre a vida, a profissão de professor, as leituras preferidas, as inspirações e outros temas importantes da atualidade está compilada no livro Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadieu, de Antoine Compagnon com tradução de Laura Taddei Brandini pela Editora UFMG.
Considerado um dos maiores críticos literários contemporâneos, Antoine Compagnon fala, no livro, sobre sua infância francesa e estadunidense, suas experiências na escola militar e no exército e suas reflexões na juventude durante uma viagem de ônibus pelo Afeganistão. A conversa com Jean-Baptiste Amadieu, que foi aluno e orientando de Compagnon, aborda ainda temas como história e teoria da literatura, modernidade e antimodernidade, literatura contemporânea e a obra de autores como Montaigne, Baudelaire e Proust.
Antoine Compagnon é professor de literatura francesa na Universidade de Columbia (Nova York) e no Collège de France (França). Entre suas obras traduzidas no Brasil, destacam-se O demônio da teoria: literatura e senso comum (1999), Os cinco paradoxos da modernidade (2010), Os antimodernos (2011), Literatura para quê? (2012) e A era das cartas (2019).
O livro Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadieu tem 245 páginas e pode ser adquirido pelo site www.editoraufmg.com.br.
Ficha técnica:
Obra: Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadieu
Autor: Antoine Compagnon
Tradução: Laura Taddei Brandini
Área: Estudos literários
Editora UFMG
Coleção: Humanitas
2020,1ª edição, 245 pgs. ISBN: 978-85-423-0315-5
Dimensões: 22,4 x 1,3 x 15,5 cm
Peso: 365 gramas