Texto: Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG vem realizando, desde 2015, uma série de ações para entreter, engajar e compartilhar saberes com visitantes surdos ou interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). São oficinas, contação de histórias e mediações realizadas todo sábado, dentro da programação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu.
Com os protocolos de distanciamento social adotados em função da pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG passou a realizar, desde o dia 28 de março, o Sábado com Libras Virtual, no Instagram, Facebook e Twitter. Por essas redes sociais, os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias sobre as Cosmogonias, conteúdo que integra a exposição de longa duração do museu, Demasiado Humano, além de vídeos ensinando o alfabeto em Libras e termos como os verbos, os planetas e os signos.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.