Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG
Na próxima quarta-feira, 14 de agosto, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe as artistas Fernanda Botelho, Ivana Andrés e Kátia Assis para a apresentação do espetáculo teatral Somos todas Simone de Beauvoir. O texto é de Ivana Andrés e Luciano Luppi, que também dirige a peça. A entrada é gratuita e integra a programação do projeto Recitais. Classificação: 14 anos.
Manifestações de mulheres em países e épocas distintas homenageiam Simone de Beauvoir, a grande pensadora e romancista que serviu como referência para a luta pelos direitos das mulheres. Várias mulheres, algumas conhecidas e outras anônimas, aparecem, uma a uma, vindas detrás de um tapume com grafites alusivos à luta feminista e fazem uma contundente confissão, um depoimento franco ou um protesto radical.
As personagens contracenam com a plateia de acordo com o seu contexto e o público será provocado pelas falas da burguesa arrependida, Käthe Kollwitz, trans, Malala Yousafzai, Monica Lewinsky, Rosa de Luxemburgo, Rosa Parks, Lisístrata, Frida Kahlo, Maria de Penha e Simone de Beauvoir. No final, acontece uma celebração através de um bloco de carnaval com samba enredo alusivo à escritora francesa.
Um espetáculo direto, político, brechtiano, que propõe provocar a reflexão através de confissões contundentes e abertas. Algumas músicas fazem o comentário lúdico do tema exposto. Iluminação e trilha sonora fazem a ligação entre as cenas.
Ficha técnica
Texto: Luciano Luppi e Ivana Andrés
Direção: Luciano Luppi
Elenco: Fernanda Botelho, Kátia Assis e Ivana Andrés
Cenografia: Ivana Andrés e Luciano Luppi
Figurino: Ivana Andrés, Kátia Assis e Fernanda Botelho
Iluminação e operação de luz: Luciano Luppi
Trilha sonora original: Evaldo Nogueira
Assistente de direção e operação de som: Marluce Cerqueira
Assistente de produção: Cecília Fernandes
Programação visual: Bodonni Design
Divulgação: Fernanda Botelho
Produção: Luciano Luppi e Ivana Andrés
Projeto Recitais
O projeto Recitais, aberto a toda comunidade, oferece ao público momentos diferenciados de lazer e fruição. Voltado para apresentações artísticas, literárias e cênicas musicais, este é um espaço vasto às experimentações das artes verbais e performáticas. Localizado no hall superior do Centro Cultural UFMG, o projeto acontece todas as quartas-feiras, às 19h30. As apresentações têm por objetivo divulgar trabalhos inéditos ou ainda pouco conhecidos de poetas, músicos, atores ou daqueles que transitam por linguagens híbridas e inovadoras nos campos sonoros e expressões corporais.