A exposição Negro Brio: Azeviche tem curadoria de Vitú de Souza e reúne uma seleção do acervo de Yan Nicolas, destacando sua pesquisa sobre as representações abstratas das culturas negras ao redor do mundo. Os temas principais da mostra, Luz e Negridão, são apresentados como elementos que se interconectam, em vez de se contraporem, visando criar alegorias conceituais das culturas africanas que influenciam a vivência e o léxico visual do artista. Concomitantemente, a artista Angela Biegler abre a exposição “30160-000 REENCONTRO”. E em uma terceira sala os artistas propõem um ateliê aberto, um espaço para oficinas e experimentações durante o período de visitação das exposições.
Poética Negridão de Yan Nicolas
Cada abstração negra possui o brilho interno de um SOL VIVO, uma luminosidade negrura, que alumeia, sendo preta, no que se infere ao pigmento essencial da melanina, reconhecer a Luz do Sol, como uma luz irmã, a PONTO DE PERMITIR O BRONZEAMENTO, sendo o traço dominante dos vários tons de negridão, registradas na exposição por YAN NICOLAS, artista das ILUMINAÇÕES NEGRAS. Que assim como a luz, empresta seu brilho interno, para ir de encontro com outras negruras do mundo. Usando os pigmentos da sua pele e do carvão, para deixar o testemunho das fugas e das rutilâncias tretas, presentes em todas as superfícies esmaecidas e viciadas pela brancura.
O Artista
Graduado em Artes Visuais com especialização em desenho, Yan Nicolas utiliza essa técnica e linguagem como seu principal meio de expressão, expandindo sua prática para incluir vídeo e fotografia, sempre com uma abordagem experimental. Sua obra proporciona um espaço para manifestar e explorar identidades, promovendo um diálogo entre experiências íntimas e subjetivas, enquanto questiona e desafia imaginários coletivos e estereótipos históricos.
Negro Brio: Azeviche
Poética Negridão de Yan Nicolas
Curadoria: Vitú de Souza
Data: 11 de outubro até 24 de novembro
Hora: abertura ás 19:00hrs
Local: Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação)
Redes sociais: @yan_nicolas__ @pretonarciso (Vitú de Souza) @luziapintagaleria @museudearteseoficiossesi