Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG
No próximo dia 15 de março, às 19h, será inaugurada a exposição Sob o mesmo céu, no Quatro Cantos Espaço Cultural, Tiradentes. A mostra reúne trabalhos em fotografia desenvolvidos no âmbito da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. O evento, gratuito e aberto ao público, integra a 12ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, que ocorre do dia 15 a 19 de março.
Sob o mesmo céu tem curadoria dos professores Anna Karina Bartolomeu e Eduardo Queiroga, da EBA, e Eduardo de Jesus, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Para a exposição, foram selecionados 25 trabalhos de 72 inscritos em uma convocatória aberta em janeiro. As fotografias podem ser vistas de terça a domingo, das 10h às 21h, até 30 de abril.
O foco da mostra está nos diferentes formatos, procedimentos, modos de figuração e possibilidades de articulação da fotografia com outras linguagens. “A seleção apresentada na exposição buscou, nas imagens, caminhos e potências em diálogo com a produção artística contemporânea”, informa o texto da curadoria.
No mesmo local, dia 18, às 16h, haverá um bate-papo com os curadores e participantes da exposição. A realização é do grupo N’Foto (EBA-UFMG), do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.
UFMG em Tiradentes
A Universidade está presente no Festival de Fotografia desde suas primeiras edições por meio do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. Desde 2015, com a proposta de uma programação integrada à do Festival, a parceria se consolidou, envolvendo alunos e professores da Universidade.
Já participaram do festival os fotógrafos Dirceu Maués, Alexandre Sequeira e Marilene Ribeiro, ex-alunos da UFMG. Ganharam itinerância em Tiradentes exposições do Espaço f da EBA, que é coordenado pelo professor Adolfo Cifuentes, integrante do grupo Al-Químicos, presente na exposição Sob o mesmo céu. Outro evento que fez parte da programação foi a conferência realizada pelo professor da EBA Amir Brito Cadôr sobre a Coleção Livro de Artista da UFMG, maior acervo público nesta categoria da América Latina.
A programação do festival é gratuita. Estão previstas palestras, exposições, workshops, debates, projeções de fotografias, mostra de portfólios, lançamentos de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade local. Os fotolivros desta edição podem ser adquiridos no site do evento.