Patrimônio histórico e arquitetônico de São João del-Rei é foco de exposição fotográfica no Centro Cultural UFMG

Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG realiza, no dia 6 de março, às 19h, a abertura da exposição Cidade Refletida, da fotógrafa Thais Andressa. A mostra reúne registros do cotidiano de São João del-Rei. As fotografias poderão ser vistas até 12 de abril, de terças a sextas-feiras, das 10h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Registros do cotidiano de São João del-Rei ganham espaço na exposição, que chama a atenção para o patrimônio histórico e para a preservação da memória da cidade tricentenária. Nesse trabalho, Thais buscou um olhar mais contemplativo e poético sobre a paisagem urbana. “Sempre tive interesse por arquitetura e história. Fotografar a cidade me permite narrar visualmente um pouco dos aspectos históricos da localidade e as transformações que acontecem no espaço”, ressalta a fotógrafa. Situada a aproximadamente 200 km da capital mineira, São João del-Rei (MG) é atrativa para turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

A série Cidade Refletida tem como destaque registros feitos através de reflexos formados em poças d’água e em outras superfícies espelhadas. “As imagens que se formam, lembram-me aquarelas e, mostram um cenário que mexe com a imaginação”, declara Thais. Para o professor e historiador Augusto Leonel Ribeiro, em suas imagens, a fotógrafa consegue captar a alma, a essência, dessa cidade riquíssima em cultura, arte e religiosidade. “Seus reflexos revelam o cotidiano de uma cidade que preserva tradições e o estilo interiorano de vida, ao mesmo tempo em que avança e se dinamiza”, afirma o historiador. Serão exibidas cerca de 40 fotografias realizadas entre 2016 e 2020.

Sobre a fotógrafa
Thais Andressa é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A fotógrafa realizou exposições individuais no Centro Cultural UFSJ, no Museu Regional de São João del-Rei e no Centro Cultural Sesi Minas Ouro Preto. Entre suas principais referências na área da fotografia estão: Henri Cartier-Bresson, Vivian Maier e Francesca Woodman.

Além da fotografia, Thais atua na área de produção cultural, na cobertura de eventos artísticos e culturais, na região do Campo das Vertentes. Também se dedica à pesquisa sobre fotografia com foco no protagonismo feminino. Tem trabalhos fotográficos publicados nas revistas Mais Saúde & Bem-Estar e Mais Vertentes.

 

 

Exposição Cidade Refletida

Abertura: 6 de março | 19h

Visitação: até 12 de abril

Terças a sextas das 10h às 21h

Sábados e domingos das 10h às 18h

Local: Espaço Experimentação da Imagem do Centro Cultural UFMG  (Av. Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte)

Entrada gratuita