Prorrogadas as inscrições para o Programa de Fomento Cultural destinado a estudantes da UFMG

Estudantes interessados em concorrer às bolsas do Programa de Fomento Cultural da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) terão até 26 de abril para inscreverem suas propostas. Também foram prorrogados os prazos para divulgação do resultado da seleção e para a finalização das obras que serão produzidas pelos selecionados. O termo aditivo que regulamenta as alterações à Chamada de Seleção DAC 005/2020 pode ser acessado em www.ufmg.br/cultura.

A iniciativa irá conceder 30 bolsas no valor de R$900,00 a alunos da UFMG que produzirem obras artísticas, literárias ou ensaísticas sobre as implicações culturais da pandemia. Podem se inscrever, alunos de quaisquer cursos de graduação e pós-graduação da UFMG, por meio de preenchimento do formulário e do envio da documentação listada na chamada de seleção.

As novas datas-limites permitirão que os alunos se programem melhor para enviar a proposta de trabalho e para concluírem os projetos apresentados, que deverão ser executados entre maio e outubro de 2020.

A seleção

As obras inscritas devem se encaixar em uma das duas modalidades: a) produções artístico-culturais, tais como artes visuais, fotografia, vídeo, performance, dança, teatro, circo, música, contos, poesia, romance, entre outras; b) produções de ensaios de todas as áreas de conhecimento que abordem as implicações culturais relacionadas à pandemia.

As propostas, além de inéditas e autorais, deverão estar relacionadas à experiência que compartilhamos em escala global decorrente da pandemia ocasionada pela COVID-19, refletindo ou questionando, a partir desse contexto, as formas de viver contemporâneas.

A avaliação das propostas também levará em consideração a experiência prévia do candidato na área de criação proposta. Terão prioridade, ainda, os estudantes assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP). No mínimo 20% das bolsas serão destinadas às iniciativas que contribuírem com a política de ações afirmativas da UFMG.

Os resultados das produções serão apresentados nos canais de comunicação da DAC e PRAE, e também na programação futura da UFMG, como eventos, seminários, entre outros.