Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG
A revista PÓS, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (PPG-Artes) da UFMG, está recebendo trabalhos até 15 de outubro, através do site https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos. Em sua 21ª edição, a publicação terá como tema principal o papel como suporte da arte e da informação. O dossiê será composto por artigos que versem em torno das problemáticas da produção, circulação, conservação e restauração, considerando as perspectivas da Arte, da História e da Preservação nas suas mais diversas abordagens, como os estudos sobre técnicas, práticas ou materiais.
A presença, uso e permanência do papel nas sociedades do século XV ao XXI estará no centro da discussão para criar um veio interdisciplinar capaz de unir olhares diversos sobre o tema. Diante disso, os tópicos de interesse incluirão: história da fabricação, comércio e uso do papel no ocidente; materiais que interagem com o papel, como tintas, adesivos, revestimentos, cargas, etc.; história da preservação de documentos gráficos – manuscritos, impressos, obras de arte, avulsos, encadernados; novas técnicas e materiais para restauração de obras de arte sobre papel; o papel como suporte da escultura – transformações de dimensionalidade; discussões conceituais em torno da tinta sobre o papel; colecionismo e colecionadores de documentos e arte gráfica.
Os temas acima não excluem outras abordagens em que o papel tenha a centralidade. A proposta visa propiciar um diálogo aberto de pesquisadores no campo acadêmico, prático e artístico para que apresentem suas pesquisas e reflexões recentes inéditas. O número contempla também uma seção aberta de temática livre.
A revista recebe apenas contribuições originais, que não tenham sido publicadas anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica. São aceitos somente artigos de autoria individual de doutorandos vinculados a instituições nacionais e internacionais ou doutores. Mestrando que desejem publicar devem fazê-lo em coautoria com seu orientador.