Projetos de Pesquisa – EBA

NEDEC Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo

Linha de pesquisa: Desenho contemporâneo

Descrição da pesquisa: O NEDEC é um grupo de pesquisa em desenho contemporâneo, composto por professores da EBA , UEMG Guignard, Fav UFG e discentes das referidas universidades. O objetivo do grupo é pensar e discutir o desenho na contemporaneidade, ó hibridismo de linguagens e sua interlocução com outras áreas .

Coordenador(a): Camila Rodrigues Moreira Cruz

Beagá Déco: Patrimônio gráfico da cidade ao papel

Linha de pesquisa: memória gráfica urbana

Descrição da pesquisa: Este projeto visa a promover, através de um viés experimental e transdisciplinar, uma singular interação entre os campos da Arquitetura, das Artes Visuais e do Design Gráfico, tendo como ponto de partida os processos gráficos e de criação mobilizados pela confecção de material gráfico interativo, uma caixa que contém uma diversidade de objetos e impressos que traduzem criativamente elementos da arquitetura popular Art Déco de Belo Horizonte. Tomando como conceito operador principal a noção de “memória gráfica”, aposta-se que ela seja capaz de iluminar criticamente os objetos concernentes à Arquitetura e ao Urbanismo, na medida em que diz respeito à salvaguarda, a partir das imagens, de materialidades, traços identitários e técnicas que estão desaparecendo da cidade. Objetiva-se, ainda, a partir dos vieses pragmático-experimental e teórico-crítico, fazer da obra um objeto gerador de perguntas e reflexões sobre os desdobramentos histórico-críticos para o modernismo e a identidade cultural brasileiros tangíveis ao estilo Art Déco em suas manifestações ditas populares; a presença do ornamento no espaço urbano; o modo com que os artistas e designers trabalham a memória das cidades; a prática do livro de artista como possível lugar de salvaguarda e transcriação da memória urbana.

Coordenador(a): Fernanda Guimarães Goulart

Spiral Praxis Brasil

Linha de pesquisa: Dança, Educação Somática e Deficiências

Descrição da pesquisa: A partir de uma pesquisa que irá relacionar o campo da Dança às necessidades especiais, pretende-se realizar a formação no método Spiral Praxis, fundado há 25 anos pelo físico e bailarino Yuji Oka – a fim de trazer para o Brasil a técnica ainda inédita, e extremamente inovadora, no que tange aos tipos de abordagens terapêuticas disponíveis no país. O ponto de partida da pesquisa é a experiência empírica da coordenadora do projeto com sua filha de 4 anos acometida pela paralisia cerebral. Ambas estiveram em Toronto para realizar um intensivo com Oka e puderam comprovar notoriamente os benefícios que a proposta é capaz de trazer para crianças em condições de deficiência. O Spiral Praxis traz uma perspectiva científica e artística para o corpo-mente, a partir da manipulação física e de propostas de movimento, que promovem uma hiperestimulação que, por sua vez, provoca “explosões de consciência”. São espécies de minimeditações ativadas que permitem que as pessoas modifiquem seu estado interno corpo-mente e acelerem seu aprendizado. Atuando no “gap” entre a consciência e a inconsciência o Spiral Praxis torna-se uma alternativa de reconhecimento corporal em casos extremos como a paralisia cerebral, o autismo e síndromes diversas. Diante do potente encontro entre a Dança e tal abordagem somática, pretende-se (1) realizar a formação na técnica e, paralelamente, junto ao fundador e à equipe de pesquisa envolvida, (2) criar, produzir e divulgar uma série de videoaulas; e (3) um filme documentário, (4) além de artigos relacionados e (5) participação em congressos, no intuito de trazer este conhecimento aos brasileiros. Acreditamos que o conteúdo despertará interesses diversos, quer seja entre profissionais de múltiplas áreas, artistas e pessoas em condição de deficiência que, hoje representam cerca de 24% da população nacional (IBGE-21).

 Coordenador(a): Graziela Corrêa de Andrade

Teatro digital: improvisação e interatividade

Descrição: Estudo e prática do teatro e sua relação com o universo digital. Análise das relações entre improvisação e interatividade em peças presenciais e online. Crítica das experiências teatrais híbridas com outros artes e mídias..

Coordenador(a): Mariana de Lima Muniz

Material didático de Arte para Escolas Públicas: Ensino Fundamental e Médio

Descrição: O presente projeto destina-se à pesquisa e produção de material didático de Arte para as Escolas Públicas do Ensino Fundamental e Médio brasileiras. Para tanto, faz-se necessário um estudo das políticas públicas e legislações pertinentes, tais como Editais do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e suas leis complementares, Base Curricular Nacional Comum – BNCC, Lei do Ensino Médio, entre outras. Além disso, analisamos os materiais didáticos já produzidos para essa finalidade aprovados pelo PNLD e também outros materiais utilizados em escolas privadas, bem como realizamos uma revisão bibliográfica extensa sobre o ensino de artes visuais, dança, música e teatro no contexto escolar. Em colaboração com outros professores, produzimos livros didáticos junto a editoras comerciais brasileiras que são avaliadas pelo Ministério da Educação e, sendo aprovados, selecionados por diversas escolas no território nacional. Por último, visitamos pessoalmente escolas em diferentes estados brasileiros, conhecendo suas instalações e seus professores de arte e tendo um contato direto com os mesmos e com suas realidades, o que é de grande importância para a constante adaptação dos materiais por nós produzidos..

Coordenador(a): Mariana de Lima Muniz

Como os artistas iconógrafos restituem a história das imagens ou como apresentar visualmente um pensamento

Linha de pesquisa: Estudo crítico e histórico da temporalidade das imagens (linha de pesquisa do grupo Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo)

Descrição da pesquisa: Esse projeto é desenvolvido dentro da linha de pesquisa ‘Estudo crítico e histórico da temporalidade das imagens’ do Grupo de Pesquisa ‘BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo’, atuante na Escola de Belas Artes da UFMG (por mim concebido, criado e atualmente coordenado). Faz-se continuidade das pesquisas anteriores e tem como objeto central a nossa relação com as imagens — da história, e em muitas das vezes, da história da arte — que são retrabalhadas e dessa forma devolvidas ao ambiente social com novas interpretações. Procura-se assim re-situar fragmentos retirados da história [textos e imagens] em uma re-atualização artística-textual que resulta em uma iconografia crítica no presente.  Intenta-se pois, através da produção artística, unir a pesquisa fotográfica, imagética e  reflexiva em torno de um mesmo objeto: a produção, notadamente na forma de livros, artigos, exposições e apresentações de trabalho, o que procura fazer dessa pesquisa um processo dinâmico de montagem e edição. Através desse corpus de categorias críticas e de procedimentos artísticos, essa pesquisa tem como horizonte e como motivação intrínseca a intensidade da presença das imagens na formação do indivíduo e da coletividade. 

Coordenador(a): Patricia Franca-Huchet