A Galeria Labirinto foi criada em 2020, no contexto do isolamento decorrente da pandemia de COVID-19, com a intenção original de difundir a produção discente da Escola de Belas Artes da UFMG na Internet. Em uma nova circunstância, ela retoma suas atividades, ampliando seu escopo: além de dar continuidade ao seu propósito inicial, ela também se abre para projetos curatoriais criados pela comunidade estudantil.
A exposição “Espaço em Narrativa”, é uma continuação da pesquisa já executada no site Labirinto com a proposta de ocupar a galeria virtual com trabalho dos alunos da Escola de Belas Artes. Dessa vez, o projeto de pesquisa dá nome também a exposição e introduz a entrevista à artistas como um método ainda expositivo que antecede a ocupação do espaço virtual com a narrativa dos artistas.
Concebida por Paula Costa, a exposição resulta do projeto de pesquisa de Iniciação Científica financiado pelo CNPq, coordenado pelo professor Guilherme Bueno, cujo tema é o estudo de exposições – em especial nas narrativas criadas em sua expografia – e o subsequente desenvolvimento de uma proposta prática. Responder aos desafios trazidos por um ambiente virtual implica, portanto, pensar soluções originais para uma exposição nessa plataforma.
Agradecemos aos professores Rodrigo Borges, Isabela Prado, Roberto Bethônico e Liliza Mendes, criadores da Labirinto, as professoras e as professoras Patrícia de Paula e Rosvita Kolb, que em 2023, contribuíram conosco para a mostra Sobrevôos, e agora, aos artistas Felipe Dias, Gabriel Lauriano e Rae, que cederam suas narrativas e sensibilidade para a realização desta exposição.
Galeria Labirinto
SOBREVÔOS
A exposição Sobrevôos nasceu da experiência conjunta entre professores e estudantes vivenciada na disciplina Fundamentos da Licenciatura em Artes Visuais, conduzida pelas Professoras Patrícia de Paula e Rosvita Kolb.A partir do nosso processo de registro da memória sobre as experiências significativas com a educação e a arte, criou-se um registro gráfico que norteou mostrou os percursos dessas experiências estéticas. Conseguiu-se partilhar, em grupo, esse processo muito especial de cada um. Cada cartografia traz uma narrativa de vida muito singular e valiosa. Tendo acompanhado os processos e resultados surgidos em seu decorrer, a proposta curatorial foi abrigar e dar visibilidade à experiência de sala de aula na licenciatura em artes visuais e a sua produção.
A exposição responde as seguintes instigações lançadas em sala de aula: Como o processo do registro da memória da primeira infância e do ensino de artes criam uma narrativa única do desejo de ensinar. Ensinar como uma boa memória de ensino, ou ensinar para que não se repita uma má memória de ensino.
Organizada em cinco eixos temáticos sem ordem definida, abertos a escolha livre do visitante, os conteúdos reunidos aqui apresentados são feitos por alunos e pelas professoras. A aba “Textos” contém as produções escritas dos participantes. Seguindo a mesma orientação a aba “Vídeo” disponibiliza produções em vídeo dos trabalhos realizados na disciplina. A aba “Zine” apresenta a produção visual resultante da disciplina, exemplificada pelos zines criados por estudantes. Na aba “Imagem” entra a produção em desenhos. Concluindo, na aba “Ouvir” temos o depoimento das professoras envolvidas na disciplina sobre seus próprios sobrevoos na primeira infância.
A ideia da exposição, criada especificamente para o site, afora divulgar os trabalhos produzidos, é também ampliar o campo e contexto dos quais participam, permitindo ao visitante acompanhar virtualmente a riqueza do universo que atravessa as poéticas de cada um dos participantes, ao mesmo tempo em que traz uma amostragem das questões inerentes a formação de futuros artistas-professores.
Paula Costa
Curadora