Processos cartográficos – sobrevoos da memória:

A partir do nosso processo de registro da memória sobre as experiências significativas em arte, criamos um registro gráfico que nos mostrou os percursos dessas experiências estéticas. Conseguimos partilhar, em grupo, esse processo muito especial de cada um.

Cada cartografia traz uma narrativa de vida muito singular e valiosa. É dessa narrativa visual e verbalizada que pretendemos tratar agora, por meio da escrita.

Para tanto, vamos criar novos percursos, reunindo num arquivo de formato escrito os seguintes processos, em momentos distintos:

> Momento 1:

Liste… Nomeie os nomes pelos lugares que passou e que foram significativos para as suas experiências estéticas. Olhe novamente para a sua cartografia e pense nesses espaços… É o quintal da avó? O quarto da infância? As escolas por onde passou? Só você saberá dizer… Procure listar e nomear todos esses espaços.

> Momento 2:

Muitas vezes nossas memórias ficam impregnadas de cheiros, sons, imagens e sabores… Sensações repletas de sentidos corporais, marcando momentos pontuais que se tornam inesquecíveis em nossas trajetórias de vida… Cada uma dessas sensações podem disparar memórias significativas de uma história.

Remexa nos seus guardados da memória e registre em palavras:

– um som… que marcou…

– um sabor… inesquecível…

– um cheiro… extraordinário…

– imagens memoráveis… E, no caso das imagens, traga elas também para serem visualizadas, se for possível…

> Momento 3:

Aqui vamos narrar a sua história, sobrevoando a cartografia das memórias reconstituídas.

Dê voos ALTOS e r a s a n t e s no seu percurso de vida. Traga para o registro escrito a história das suas principais experiências estéticas. Pergunto ainda:

Como você prefere narrar a sua história? É de um modo mais poético? É de um modo literário? É de um modo mais acadêmico? Qual o seu modo de narrar e falar sobre você? Faça a sua escolha… Seja um FLÂNEUR… Perceba o que ninguém mais percebe no seu caminho… Contemple a sua vida! Registre em palavras…

> Momento 4:

A partir do registro gráfico que nos mostrou os percursos de nossas experiências estéticas, encontramos um ponto comum de vivências para tod@s nós: a Escola de Belas Artes.

Traga nesse processo, como você percebe o impacto dos seus percursos de vida nos seus processos artísticos. É perceptível essa influência? Como acontece?

Como você percebe o seu processo artístico hoje? Quais as suas influências artísticas?

Como você se percebe como futuro professor de arte?

Apresente imagens sobre os seus trabalhos…

> Momento 5:

Considerando os nossos “cadinhos” de leitura na disciplina de Fundamentos do Ensino da Arte I, tragam os trechos que mais afetaram como reflexão e, se possível, comentem os trechos, dizendo sobre os motivos que dispararam o seu reconhecimento nessas reflexões.

Os próximos momentos serão construídos com o Fanzine. Você poderá entrelaçar imagens e trechos da sua escrita sobre a trajetória pessoal. Isso é só uma parcela do processo, pois a única certeza que temos, neste exato tempo, é que não existirá uma conclusão… Felizmente! Nesse movimento contínuo da vida, seremos sempre processo para que, todos os dias, possamos nos reinventar e nos descobrir…

novamente,

no va men te,

n o v a m e n t e,

n o v a m e n t e,

n o v a m e n t e,

c o n t i n u a m e n t e …!

error: Olá ! Favor entrar em contato com a/e/o artista responsável pelo trabalho para solicitar o arquivo desejado.
Pular para o conteúdo