Núcleo Imagem de Minas

SOBRE

O Acervo Imagens de Minas conta com um espaço já consolidado no 3º andar da EBA onde reúne-se toda a tipologia do acervo e documentação correlata a ele. Alguns dos ítens que integram este espaço são: Filmes em película nas bitolas 8mm, 16mme 35mm, cartazes, fotografias, roteiros além de um riquíssimo conjunto de equipamentos tridimensionais que contam a história da produção cinematográfica em Minas Gerais. O acervo ainda conta com o laboratório Memória e Cinema onde contempla materiais e equipamentos que dão suporte e viabilizam o trabalho de conservação das peças. Para além disto vincula-se às disciplinas da grade curricular do curso de Cinema, do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis e do curso de Museologia onde os alunos vivenciam as práticas acadêmicas, nas atividades propostas no ensino e pesquisa.

LINHAS DE PESQUISA

PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA, HISTÓRIA E MEMÓRIA, FOTOGRAFIA, CONSERVAÇÃO, EXPOSIÇÃO. 

O OBJETIVO é interdisciplinar com abordagem o ensino da área de preservação, à pesquisa de novas técnicas, procedimentos e materiais na área e também com grande ênfase nas atividades voltadas para a extensão procurando atender às demandas de pesquisa voltadas ao fazer cinematográfico e a preservação.

ENSINO

No ENSINO os discentes serão envolvidos nas etapas que tangem os ensinamentos vinculados às disciplinas que tratam a preservação desta tipologia de acervo. Diagnóstico do acervo, manuseio, transporte, embalagem, preparação do acervo para exposição, documentação, empréstimo, telecinagem e montagem de exposições.

EXTENSÃO

PARCERIA com o Museu da Imagem e do Som (MIS-BH), equipamento vinculado à fundação Municipal de Cultura que é responsável pela guarda além de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, englobando a catalogação, tratamento, guarda, pesquisa e divulgação. O MIS hoje é um grande parceiro no desenvolvimento de tais atividades vinculadas ao acervo Imagens de Minas já com características de extensão no desenvolvimento de atividades de treinamento, pesquisa e ensino.

EQUIPE

Doutora em Artes pela UFMG com linha de pesquisa em conservação e restauração de acervos fotográficos e fílmicos. Mestre em Artes Visuais com ênfase em conservação/restauração pela Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa: Arte e Tecnologia da Imagem. Possui graduação em Comunicação Social . Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Artes Plásticas e pesquisadora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no Curso de Conservação- Restauração de Bens Culturais e no Curso de Museologia na Escola da Ciência da Informação. Promove treinamentos e consultorias nas áreas de conservação/restauração. Coordena projetos nas áreas de patrimônio. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Técnicas de Registro e Processamento de Filmes, restauração e conservação de acervos.É membro da Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologia Contemporâneas ligado ao Programa de Pós-Graduação EBA/UFMG.

Historiador de arte, crítico de cultura e escritor, com décadas de colaboração na imprensa paulista. Professor Titular da Escola de Belas Artes da UFMG formou-se em História pela USP (1979), com Mestrado (1989) e Doutorado (1994) em História Social pela mesma universidade, sob a orientação da grande historiadora Anita Novinsky, Pioneira da Ciência no Brasil (CNPq). Com o apoio do DAAD e da CAPES pesquisou durante dois anos nos arquivos de cinema da Alemanha para a tese: Imaginários da Destruição: O Papel da Imagem na Preparação do Holocausto (1994), considerada a primeira na área de Cinema e História em todo o Brasil. Pesquisador Bolsista PQ-1D do CNPQ entre 2003 e 2018, escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a Trilogia do Caos (2001-2016), produzida com dois Prêmios de Incentivo à Produção, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e da Associação Curta Minas / CEMIG, animado por jovens artistas da Escola de Belas Artes a partir da pesquisa Animação Expressionista, financiada pelo CNPq. Autor de diversos livros, dentre os quais Da Natureza dos Monstros (1988), As Sombras Móveis (1999), Autos-de-fé como Espetáculos de Massa (2005), Todos os Corpos de Pasolini (2007) e O Cinema Errante (2013). Em 2019, acompanhou, como Professor Residente, o Curso ISGAP-Oxford Summer Institute on Critical Antisemitism Studies 2019, no Saint John College, na Universidade de Oxford, Reino Unido, com bolsa integral do ISGAP e apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e PROEX-CAPES. Atua na Área de Artes Visuais nos seguintes temas: Cinema e História, Artes e Literatura. SOMOS UFMG: http://www.somos.ufmg.br/professor/luiz-roberto-pinto-nazario. Número ORCID: 0000-0002-8043-919X

O Prof. Evandro José Lemos da Cunha foi Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais de 1980 a 1982, durante a gestão do Reitor Celso de Vasconcelos Pinheiro. Atuou como Pró-reitor também no período de 1994 a 1998, durante a gestão do Reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos. O Prof. Evandro possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1975) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Associado IV, da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais a Distância da Escola de Belas Artes – UFMG, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil – UAB em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED/UFMG; Coordenador do Laboratório de Artes e Tecnologias para a Educação – INNOVATIO e Coordenador de Extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED/ UFMG. Tem experiência e atua na área de Artes, como gestor cultural, pesquisador, realizador, produtor, diretor, com ênfase em Roteiro e Direção Cinematográficos, atuando principalmente nos seguintes áreas: cinema, artes audiovisuais, documentários, cinema de animação e desenvolvimento de tecnologias de arte para a Educação, neste item atuando principalmente como pesquisador e coordenador para produção de material instrucional em Ensino a Distância. Linhas de Pesquisa: Cinema, Audiovisual, Ensino de Artes e Educação a Distância.      

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Artes/Cinema pela Universidade de São Paulo e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, com bolsa sanduíche em Performance Studies na New York University. Pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Dirigiu documentários para a Rede Minas de Televisão. Foi coordenador do Cine Humberto Mauro e Setor de Cinema da Fundação Clóvis Salgado. É professor pesquisador do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Em teatro co-dirigiu a peça ?a brincadeira? (2015-2016), para o circuito CCBB, e dirigiu o projeto Experimentos Cênicos com o Grupo Galpão (2019). Publicou diversos artigos. Lançou em 2019, pela editora da UFMG, o livro O Ator e a Câmera: Investigações Sobre o Encontro no Jogo do Filme. Entre seus trabalhos em cinema destacam-se: Uakti – Oficina Instrumental, Musika, A Hora Vagabunda, O Ex-Mágico, Françoise, Samba-Canção, Rua da Amargura, A Chuva nos Telhados Antigos, Samba-Canção, Fronteira, Bili Com Limão Verde na Mão, A Brincadeira, Berenice e a Fundação da Música, A Verdade no Olhar do Ator que Mente; todos com longa carreira de exibição e premiados em festivais no Brasil e exterior. http://somos.ufmg.br/professor/rafael-conde-de-resende

Professor Associado de Cinema e Audiovisual no Departamento de Fotografia e Cinema (FTC) da Escola de Belas Artes (EBA), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Artes na mesma instituição. Doutor e mestre em Comunicação Social pela UFMG, com tese defendida em 2008 – “‘A Jamaica é aqui’: arranjos audiovisuais de territórios musicados”. Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Rádio e Televisão (hoje Audiovisual), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenador do Curso de Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) da EBA-UFMG (2011-2013), avaliado em 2014 com conceito institucional 5, nota máxima dada pelo Ministério da Educação (MEC). Pós-doutorado pela Goldsmiths, University of London, Reino Unido, entre julho de 2015 e agosto de 2016, onde também organizou duas edições do simpósio Sound System Outernational (SSO), tendo organizado mais dois SSO online em 2020 e 2021. Realizou o documentário Weapon is My Mouth (Minha Boca, Minha Arma, 2016, com Delmar Mavignier) e hoje também colabora com o projeto internacional Sonic Street Technologies. Foi professor-pesquisador e orientador no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais, convênio entre a UFMG e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) entre 2009 e 2015. Tem experiência nas áreas de Artes e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Som no Cinema e Cinema Latino-Americano e Caribenho, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes, Cinema e Música Popular, Estudos Caribenhos, Estudos de Reggae, Estudos de Sound Systems, Cinema Experimental, Montagem e Edição, Ensino de Arte, Campo Profissional do Audiovisual, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social. 

Artista visual, pesquisador e docente, integralmente convencido do papel central da educação pública de qualidade como ferramenta essencial na construção da democracia. Atualmente exerce como Vice-Diretor da Escola de Belas Artes, EBA, da UFMG, Belo Horizonte , Brasil, na qual é professor Associado no Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-A) da Escola de Belas Artes da UFMG é Doutor em Artes pela mesma UFMG. Graduação em Letras (Licenciatura em Linguística e Literatura pela Universidade de La Sabana, Bogotá (1993). Especialização em Língua e Literatura Russa (Instituto Pushkin, Moscou). Especialização em Temas Filosóficos da Escola de Filosofia da FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG). Possui ampla participação em diversos eventos ligados ao campo das artes visuais. Como artista visual atua nas áreas da performance, fotografia, arte de participação coletiva, instalação e mídias mistas. Sub-coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte na Era das Catástrofes (www.estrategiasarte.net.br) e membro do conselho editorial da Revista Lindonéia (on-line). Experiência docente no ensino das artes, tanto no campo das Belas Artes ou Artes Visuais, quanto no campo do audiovisual, nas Universidade Industrial de Santander e na Universidade Autônoma de Bucaramanga, Colômbia. Professor convidado nas Universidades de Antioquia (Medellín, Colômbia), Universidade Tecnológica de Pereira (Pereira, Colômbia) Universidade Nacional em Bogotá, Colômbia, e na Indiana University, EUA. Desde 2014 é coordenador e curador do Espaço f, Espaço f, Espaço de exposições na área de fotografia localizado no segundo andar da EBA, Escola de Belas Artes da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora Adjunta do curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens Móveis Culturais da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, na Escola de Belas Artes. Subcoordenadora do Colegiado, representante titular da Câmara Departamental, e suplente do Colegiado do Centro de Extensão da Escola de Belas Artes. Possui doutorado (2019) e mestrado (2015) pelo programa de História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, onde realizou pesquisa sobre a tradição, técnica e história da encadernação no Brasil, presente na publicação dos manuais do séc. XIX. Realizou curso de aperfeiçoamento em Escritura y Documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid (2015) e de Conservação e Restauração de Material Gráfico e Obra de Arte sobre Papel pelo Centro Técnico Templo da Arte. Possui pós graduação em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2013) e graduação em Educação Artística, com Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes (2006).

Formada em Artes (EBA/UFMG, 2001), especialista em Artes Visuais (SENAC, 2019), Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG, 2004) e Doutora (EBA/UFMG, 2015) em Arte e Tecnologia da Imagem. Atua desde 2010 como Técnica de Nível Superior em Artes Visuais concursada no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte – MIS BH onde desenvolve ações voltadas para a Preservação Audiovisual, tais como o desenvolvimento de exposições e peças gráficas relacionadas ao processamento de acervo; pesquisas relacionadas aos itens preservados; produção de vídeos e animações; reparo, elaboração de laudos e análise de acervos fílmicos. Tem experiência também como professora na área de Design Gráfico e Audiovisual.

ENTRE EM CONTATO

Para obter mais informações sobre o acervo de imagens de Minas Gerais, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail:

ACERVOIMAGENSDEMINAS@GMAIL.COM