Materiais Usados na Decoração de Esculturas em Madeira Policromada no Período Colonial em Minas Gerais

Autores

  • Claudina Maria Moresi

Resumo

As imagens em madeira do período colonial, em Minas Gerais, foram esculpidas com técnica elaborada e apresentam rica policromia. A madeira recebia várias camadas de tinta e folhas metálicas de ouro ou prata. Após o entalhe, a madeira era polida e na maioria das vezes recebia camada de cola animal para impermeabilizá-la, técnica denominada encolagem. A preparação era aplicada em várias camadas com pincel e geralmente consistia de carbonato de cálcio ou gesso e cola. O caulim, argila branca disponível na região de Minas Gerais, foi também utilizada pelos artistas em Minas Gerais em substituição ao gesso importado (MORESI, 1994). No panejamento foram utilizadas técnicas como o esgrafiado e pintura a pincel. O esgrafiado, de origem italiana, constitui-se de técnica decorativa de desenhos pintados sobre a folha metálica. A folha de ouro, ou de prata, é aplicada na escultura já preparada com camadas brancas de preparação e ocre de bolo. A camada colorida é aplicada sobre o douramento e antes de sua secagem completa é removida com um instrumento adequado em determinadas áreas para formar os desenhos do esgrafiado. A pintura a pincel consiste em camada de tinta aplicada com pincel sobre a preparação nas áreas de panejamento ou sobre o esgrafiado. Ornamentos tridimensionais, tais como pastiglio, pingo de sangue e outros adereços como corda e coroa de espinhos eram utilizados para realçar a dramaticidade e o realismo do barroco (KUHN, 1986). Por exemplo, na Espanha no tempo da Contra-Reforma, uma forma extrema de naturalismo foi desenvolvida: as figuras tinham olhos de vidro e laços na decoração que eram representadas com cordas verdadeiras embebidas de preparação, etc. O pastiglio, técnica de origem italiana (BOMFORD et al., 1992), consiste em decoração em relevo imitando rendas, insígnias e outros elementos decorativos nas áreas de panejamento. O barbante ou o próprio material usado como preparação, gesso ou carbonato de cálcio, eram usados como relevo do pastiglio. Várias camadas de gesso eram aplicadas e o desenho modelado com instrumento adequado, obtendo-se finalmente o “pastiglia”, em italiano. De acordo com a literatura, outros ornamentos tridimensionais eram sempre cravados na preparação enquanto esta estava ainda úmida. Pingos de sangue, lágrimas e ferimentos eram representados com sementes cravadas, lã, barbantes e outras coisas embutidas na preparação (KUHN, 1986).

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

TECNOLOGIA DA ESCULTURA POLICROMADA