Imagens e Escultores do Vale do Rio Piranga

Autores

  • Célio Macedo Alves

Resumo

O vale do rio Piranga é atualmente conhecido pelas imagens do Mestre de Piranga, santeiro que esculpiu suas imagens com algumas características peculiares, de cunho um tanto popular, que o colocaram na mira de alguns pesquisadores da nossa imaginária, bem como de muitos colecionadores.

No entanto, o referido vale guarda um acervo rico de imagens, com características escultóricas distintas, algumas de fatura mais erudita, que denunciam a atuação, naquela região, de outros tantos bons escultores, cujos nomes ainda se encontram desconhecidos.

Pesquisas mais recentes em documentos até então pouco manuseados, têm revelado nomes de alguns desses artistas. É o caso do meio irmão do Aleijadinho, o Pe. Félix Antônio Lisboa, que faturou para o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos de Santo Antônio do Pirapetinga – distrito de Piranga, as imagens de São Pedro e São Paulo (Recibo – anos 1806/ 1807) e, por atribuição, as imagens de São Francisco de Assis (OLIVEIRA, 1997, p. 2-3) e Nossa Senhora das Dores; ou do escultor Manoel Dias da Silva, autor do expressivo Senhor do Matozinhos do altar-mor do mesmo santuário (Recibo – ano 1805).

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

IMAGINÁRIA: AUTORIA E ATRIBUIÇÕES