Imagens e Escultores do Vale do Rio Piranga
Resumo
O vale do rio Piranga é atualmente conhecido pelas imagens do Mestre de Piranga, santeiro que esculpiu suas imagens com algumas características peculiares, de cunho um tanto popular, que o colocaram na mira de alguns pesquisadores da nossa imaginária, bem como de muitos colecionadores.
No entanto, o referido vale guarda um acervo rico de imagens, com características escultóricas distintas, algumas de fatura mais erudita, que denunciam a atuação, naquela região, de outros tantos bons escultores, cujos nomes ainda se encontram desconhecidos.
Pesquisas mais recentes em documentos até então pouco manuseados, têm revelado nomes de alguns desses artistas. É o caso do meio irmão do Aleijadinho, o Pe. Félix Antônio Lisboa, que faturou para o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos de Santo Antônio do Pirapetinga – distrito de Piranga, as imagens de São Pedro e São Paulo (Recibo – anos 1806/ 1807) e, por atribuição, as imagens de São Francisco de Assis (OLIVEIRA, 1997, p. 2-3) e Nossa Senhora das Dores; ou do escultor Manoel Dias da Silva, autor do expressivo Senhor do Matozinhos do altar-mor do mesmo santuário (Recibo – ano 1805).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Imagem Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.