ESTUDO FACIAL DE 15 ESCULTURAS DO MESTRE ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
Análise dimensional e comparativa
Palavras-chave:
Mestre Aleijadinho, Metodologia de Leitura e Análise Dimensional, História da Arte Técnica, EsculturasResumo
Esta pesquisa trata da análise dimensional da representação facial esculpida em um grupo específico de escultura sacra vastamente estudada por especialistas a partir de seus aspectos histórico, estético, estilístico, formal, iconográfico,iconológico, dentre outros. Partindo dessas informações e dos principais estilemas presentes nas obras do mestre escultor Antônio Francisco Lisboa, a proposta dessa pesquisa é analisar as principais formas anatômicas faciais e a possível presença de razões, padrões e proporções nas partes, entre as mesmas e com relação ao conjunto. Portanto o enfoque principal da leitura, da análise dimensional e da análise comparativa das formas tem como objetivo principal identificar, quantificar e avaliar a presença de possíveis relações métricas proporcionais, inerentes às formas esculpidas a partir dos resultados comparativos presentes no estudo de caso. As esculturas analisadas compreendem obras autorais e também atribuídas ao escultor, pertencentes as suas três principais fases de produção, além de sua linguagem escultórica registrada a partir dos estilemas faciais, vastamente estudados, analisados e aplicados por pesquisadores na identificação de sua produção. A metodologia de pesquisa reúne o levantamento bibliográfico para a construção do referencial teórico, planejamento e organização para a coleta de dados qualitativos e quantitativos, além do tratamento inicial dos dados, considerando a presença de relações de similaridades proporcionais nas faces comparadas.