TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ESCULTURAS MONUMENTAIS EM BARRO COZIDO POLICROMADO

Autores

Palavras-chave:

Escultura, Barro cozido, Conservação e Restauro

Resumo

A escultura monumental em barro cozido existe monocromada ou policromada, tanto no interior como no exterior dos edifícios religiosos, por todo o território português e desde o século XV ao século XXI.As técnicas de execução também variam. Tanto podem ter paredes finas, como muito grossas, ter ou não travessas interiores e ser ou não taceladas. Pelas suas características técnicas e físicas, os respectivos tratamentos de Conservação e Restauro requerem cuidados especiais. Dá-se o exemplo dos do retábulo do Casamento Místico de Santa Catarina do seu mosteiro da Carnota, de relicários do Santuário e das esculturas do plano horizontal do retábulo do Trânsito de São Bernardo do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e da escultura do Divino Salvador da sua igreja de Santarém.

Biografia do Autor

André Godinho Varela Remígio, Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais

Bacharel e licenciado em Conservação e Restauro pela Universidade Nova de Lisboa (UNL); Pós-Graduado em Direito do Património Cultural, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), com tese “A Conservação e Restauro e o Conservador-restaurador na Legislação Portuguesa.”Conservador-restaurador com atelier próprio, Santo André, Conservação e Restauro de Bens Culturais, tendo como clientes diversos organismos do Ministério da Cultura, Igreja Católica Portuguesa, museus, fundações, autarquias, antiquários e coleccionadores particulares, nacionais e internacionais. É reconhecido juridicamente para dirigir tratamentos de Conservação e Restauro de bens culturais.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO