RELEVOS ORNAMENTAIS:
DIÁLOGO ENTRE OS PROFETAS DE CONGONHAS E A POLICROMIA DE ESCULTURAS EM SABARÁ
Palavras-chave:
Aleijadinho, Escultura, Relevos, Congonhas, SabaráResumo
A pesquisa apresenta a análise dos detalhes dos relevos executados nas bordas das vestes das doze
esculturas em pedra sabão, dos profetas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, de Congonhas
do Campo. Em contraponto, estabelecemos um diálogo com a técnica de relevos feitos na policromia
de duas imagens em madeira, na cidade de Sabará, ambas de autoria de Antônio Francisco Lisboa,
o Aleijadinho. A metodologia usada para análise dos relevos ornamentais foi a documentação e
transformação dos motivos em desenhos, possibilitando um olhar mais apurado, sem interferência
de cores ou texturas. Encontramos “familiaridades” entre os relevos na pedra e na madeira
policromada, das obras estudadas. Não há ferramentas suficientes para afirmar que o mestre deixava
instruções para o pintor dourador fazer a policromia, mas podemos confirmar a hipótese de
circularidade dos modelos ornamentais entre estas oficinas.
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