A OURIVESARIA EM MINAS GERAIS:
Aproximação ornamental entre coroas de prata e a talha retabular
Palavras-chave:
Ourivesaria, Estilos retabulares, Relevos decorativos, Minas GeraisResumo
No Brasil e em especial no estado de Minas Gerais, os negócios entre ourives e contratantes foram
baseados na confiança. Nunca foi criado no país um meio legal e oficial de reconhecer a qualidade
dos metais preciosos por meio de marcas de contrastes e de punir os contraventores. Essa ilegalidade
contribuiu para que os artefatos produzidos nos séculos passados não possuam informações confiáveis
a respeito das oficinas produtoras, períodos em que foram produzidos ou os teores das ligas. Tais
marcas auxiliam os pesquisadores na datação do objeto e a falta dessa importante informação afeta
os diagnósticos preparados pelos conservadores. O objetivo desse trabalho é sugerir uma identificação
por afinidade temporal entre os estilos dos relevos encontrados nas talhas dos retábulos mineiros e
os elementos decorativos de um acervo de coroas de prata. Como as sociedades sempre foram
influenciadas pelos estilos e gostos de sua época, essa equivalência estética tem o potencial de
indicar aproximadamente o período a partir do qual os artefatos metálicos produzidos em Minas
Gerais podem ter sido confeccionados.
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