ESCULTURAS DEVOCIONAIS EM PERSPECTIVAS DECOLONIAIS
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E OS DESAFIOS DA HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE
Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação, Esculturas, História, ImagemResumo
As teorias pós-coloniais, inauguradas com os estudos de Edward Said (1990) e enraizadas na
Crítica Literária e nas Ciências Sociais, impactaram os diversos setores e disciplinas das
Humanidades, entre as quais a História Social da Arte (Bell, 2008), que encontrou nos
fenômenos da Imagem e na cultura material um reflexo deste complexo espectro teórico,
artístico, cultural e político, frequentemente desafiado em novos objetos de pesquisa e novas
problematizações ao longo da História. Tais diálogos de interculturalidade chegaram nos
currículos da educação básica, bem como nos museus, nas instituições de cultura e nos acervos
artísticos. Neste panorama as esculturas devocionais não se encontraram incólumes ou
distantes dos debates e das abordagens suscitadas. Ao contrário, reafirmaram-se como
repositórios de histórias, de diversidades, de religiosidades e das ambivalências do mundo
colonial e pós-colonial. Ademais, as análises iconográficas, nesse bojo, possibilitam dialogias
com a educação patrimonial, com a arte-educação (Barbosa, 2014) e com o ensino de história
(Lúzio, 2022), enquanto releituras do passado colonial.
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