NOSSA SENHORA DA PENHA
VARIAÇÕES ICONOGRÁFICAS E SOBREPOSIÇÃO DE INVOCAÇÕES NO BARROCO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Nossa Senhora da Penha, Iconografia, Títulos Marianos, Escultura DevocionalResumo
O culto a Nossa Senhora da Penha de França chegou ao Brasil ainda no século XVI. A capital
paulista dispõe de um dos exemplares escultóricos seiscentistas da Virgem da Penha mais
notáveis. A partir dessa escultura, estabelecemos um estudo comparativo iconográficoiconológico
com outras obras da estatuaria dessa invocação, particularmente as imagens da
Penha de Votorantim e Arujá, exemplares da imaginária devocional paulista constituída em
terracota, respectivamente nos séculos XVII e XIX. A aproximação dessas imagens a esculturas
marianas de outros títulos permite-nos a constatação de uma espécie de sobreposição de
invocações de Maria, isto é, uma recorrência ou ausência de elementos iconográficos singulares
– sejam gestos, atributos, símbolos ou policromias – que deixam sutilmente de ser “exclusivos”
de determinados títulos de Nossa Senhora e, dotados de um discurso estético persuasivo e
intencional, perpassam as mais variadas imagens da Virgem com o Menino.
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