NOSSA SENHORA DA PENHA

VARIAÇÕES ICONOGRÁFICAS E SOBREPOSIÇÃO DE INVOCAÇÕES NO BARROCO BRASILEIRO

Autores

  • Leonardo Caetano de Almeida

Palavras-chave:

Nossa Senhora da Penha, Iconografia, Títulos Marianos, Escultura Devocional

Resumo

O culto a Nossa Senhora da Penha de França chegou ao Brasil ainda no século XVI. A capital
paulista dispõe de um dos exemplares escultóricos seiscentistas da Virgem da Penha mais
notáveis. A partir dessa escultura, estabelecemos um estudo comparativo iconográficoiconológico
com outras obras da estatuaria dessa invocação, particularmente as imagens da
Penha de Votorantim e Arujá, exemplares da imaginária devocional paulista constituída em
terracota, respectivamente nos séculos XVII e XIX. A aproximação dessas imagens a esculturas
marianas de outros títulos permite-nos a constatação de uma espécie de sobreposição de
invocações de Maria, isto é, uma recorrência ou ausência de elementos iconográficos singulares
– sejam gestos, atributos, símbolos ou policromias – que deixam sutilmente de ser “exclusivos”
de determinados títulos de Nossa Senhora e, dotados de um discurso estético persuasivo e
intencional, perpassam as mais variadas imagens da Virgem com o Menino.

Biografia do Autor

Leonardo Caetano de Almeida

Mestrando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e bolsista CAPES, sob
orientação da Profa. Dra. Angela Brandão, na linha de pesquisa “Arte e Tradição Clássica”. É membro do Grupo de Pesquisa “Imagem e Preservação – CNPq” e atualmente desenvolve projetos como desenhista de arte sacra.
Graduado em Letras pela PUC-SP e em Filosofia pela PUC-Campinas, atuou como professor da rede particular de ensino.                                                                                                                                  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8591455340460374.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

ICONOGRAFIA