A IMAGEM DE UM DEUS QUE DANÇA:

SHIVA, O DANÇARINO DIVINO, NO ACERVO DO INDIA NATIONAL MUSEUM

Autores

Palavras-chave:

escultura, induísmo, Índia, museologia, Shiva Nataraja

Resumo

O estudo da Imagem no âmbito das esculturas religiosas, no campo da historiografia social da Arte e da Cultura, além de seus usos nos laboratórios de Práticas de Ensino e Cultura Material, amplia-se frente aos avanços nas diversas matrizes de conhecimento. Dentre as iconografias asiáticas, nas delimitações das Artes da Índia, encontram-se as representações de Shiva, uma das mais importantes divindades hindus. Em seu aspecto “Nataraja”, o deus dançarino está entre as imagens mais emblemáticas nas culturas indianas. Embora proveniente de religiosidades de origens milenares, historicamente vinculadas à Civilização do Vale do Indo, as figurações de Shiva atravessaram os séculos e circulam, para além da religião, nos cenários de produções filosóficas, antropológicas, artísticas e literárias. O artigo examina as bases históricas que deram origem à divindade, representada na imagem do deus dançarino, e produções correlatas, localizadas no acervo do Museu Nacional da Índia, em Délhi. Ademais, propõe, como contributo educativo, uma reflexão sobre os diálogos entre arte e alteridade, valorizando o diálogo inter-religioso e a pesquisa iconográfica.

Biografia do Autor

Jorge Lúzio, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio doutoral na Universidade de Évora. Especialização em Arte e Cultura Barroca, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seus trabalhos concentram-se na História Social da Arte e da Cultura, com estudos em História da África e História da Ásia, e no Ensino de História. Professor adjunto do curso de História, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Instituto de Humanidades e Letras (IHLM), Campus dos Malês, e no Centro de Estudos Africana (CEA). Membro do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

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Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS DE AUTORES CONVIDADOS