CARACTERÍSTICAS EM POLICROMIAS DE MINAS, PERNAMBUCO E JOÃO PESSOA, PARAÍBA

Autores

Palavras-chave:

esculturas policromadas, folhas metálicas, esgrafito, punções, relevos

Resumo

Apresentação dos resultados de observação direta de várias esculturas policromadas em Minas Gerais e em alguns estados do Nordeste brasileiro. A metodologia usada foi o estudo de textos sobre o tema que envolvia as esculturas selecionadas dos séculos XVIII e XIX, embora tenham entrado na pesquisa algumas do século XVII, comparando e buscando encontrar aspectos que as distinguissem e caracterizassem. O foco principal foi a policromia das imagens, especialmente das indumentárias das figuras, com folhas metálicas ou não, e diversos tipos de técnicas, como esgrafito, punções e relevos, procurando identificar as características mais importantes em cada região.

Biografia do Autor

Beatriz R. V. Coelho

Professora titular e emérita da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Idealizadora e coordenadora do curso de especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da EBA/UFMG por 15 anos.
Coordenou a restauração de importantes obras artísticas do patrimônio de Minas Gerais. Desde 1976, dedicou-se à conservação e restauração de bens culturais, e à pesquisa sobre a imaginária religiosa. Criou o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (Ceib), em 1998.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS