NUESTRA SEÑORA DEL ROSARIO:

CARACTERIZACIÓN VISUAL Y FISICO-QUIMICA DE UNA IMAGEN DE VESTIR DEL SIGLO XIX

Autores/as

Palabras clave:

esculturas devocionales, esculturas en madera policromada, historia del Arte Técnico, Ciencias de la Conservación, Ciencias del Patrimonio

Resumen

Este trabajo busca presentar la caracterización material de una escultura en madera policromada que hace parte de la imaginería devocional de la ciudad de Pelotas, Rio Grande do Sul. Perteneciente a la Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, la imagen representa Nuestra Señora del Rosario y exhibe como principales características iconográficas la mano derecha cerrada para sustentar el rosario y el brazo izquierdo posicionado para cargar el niño Jesús. La investigación expone características estructurales de la obra tridimensional, una imagen de vestir semiarticulada, de candelero. Se abordan sus características visuales y fisicoquímicas mediante imágenes macroscópicas y análisis molecular. Se analizaron fotografías obtenidas bajo la luz visible y por fluorescencia en el visible con estímulo en el ultrarrojo, imágenes radiográficas y espectros obtenidos por espectroscopia de absorción en infrarrojo. Además, se introducen brevemente los conceptos de historia del arte técnico, ciencias del patrimonio y esculturas en madera policromada, vinculándolos a un estudio de caso analítico.

Biografía del autor/a

Clarisse Fontenelle Ferreira Parente

Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Ciências Forenses pelo IFAR. Graduada em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como técnica no Laboratório de Conservação e Restauração da Biblioteca Central da UnB.

Camilla Henriques Maia de Camargos, UFMG

Professora do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciências pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche na Universidade de Florença. É mestre em Química e bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG. Realizou pesquisas pós-doutorais na UniFI, UFPel e UNICAMP. Sua atuação inclui a conservação e restauração de documentos gráficos, com ênfase nos estudos interdisciplinares concernentes à química aplicada à caracterização e preservação de materiais de bens culturais. Ademais, desenvolve materiais avançados e nanotecnologias sustentáveis para a conservação do patrimônio cultural.

Daniele Baltz da Fonseca, UFPel.e PPGMP

Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Conservação e Restauro de Monumentos pela Universidade Federal da Bahia. Arquiteta e Urbanista pela UFPel. Professora adjunta da UFPel no Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP), onde atua com atividades voltadas à pesquisa sobre conservação e restauração de bens culturais móveis, na linha de pesquisa "Instituições de Memória e Gestão de Acervos" e de bens imóveis na linha "Patrimônio, Espaço e Território". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Publicado

2025-01-24

Número

Sección

MATERIAIS E TÉCNICAS