NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO:
CARACTERIZAÇÃO VISUAL E FÍSICO-QUÍMICA DE UMA IMAGEM DE VESTIR DO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
esculturas devocionais, esculturas em madeira policromada, História da Arte Técnica, Ciências da Conservação, Ciências do PatrimônioResumo
Este trabalho visa apresentar a caracterização material de uma escultura em madeira policromada, que faz parte da imaginária devocional da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, pertencente à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A imagem representa Nossa Senhora do Rosário e exibe como principais características iconográficas a mão direita fechada, para sustentar o rosário, e o braço esquerdo posicionado para carregar o menino Jesus. A pesquisa expôs características estruturais da obra tridimensional, uma imagem de vestir semiarticulada, de roca. Foram abordadas as suas características visuais e físico-químicas, por meio de imageamento macroscópico e análise molecular. Foram analisadas fotografias obtidas sob luz visível e por fluorescência no visível com estímulo no ultravioleta, imagens radiográficas e espectros obtidos por espectroscopia de absorção no infravermelho. Ademais, introduziu-se brevemente os conceitos de História da Arte Técnica, Ciências do Patrimônio e esculturas em madeira policromada, atrelando-os a um estudo de caso analítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.