NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO:

CARACTERIZAÇÃO VISUAL E FÍSICO-QUÍMICA DE UMA IMAGEM DE VESTIR DO SÉCULO XIX

Autores

Palavras-chave:

esculturas devocionais, esculturas em madeira policromada, História da Arte Técnica, Ciências da Conservação, Ciências do Patrimônio

Resumo

Este trabalho visa apresentar a caracterização material de uma escultura em madeira policromada, que faz parte da imaginária devocional da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, pertencente à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A imagem representa Nossa Senhora do Rosário e exibe como principais características iconográficas a mão direita fechada, para sustentar o rosário, e o braço esquerdo posicionado para carregar o menino Jesus. A pesquisa expôs características estruturais da obra tridimensional, uma imagem de vestir semiarticulada, de roca. Foram abordadas as suas características visuais e físico-químicas, por meio de imageamento macroscópico e análise molecular. Foram analisadas fotografias obtidas sob luz visível e por fluorescência no visível com estímulo no ultravioleta, imagens radiográficas e espectros obtidos por espectroscopia de absorção no infravermelho. Ademais, introduziu-se brevemente os conceitos de História da Arte Técnica, Ciências do Patrimônio e esculturas em madeira policromada, atrelando-os a um estudo de caso analítico.

Biografia do Autor

Clarisse Fontenelle Ferreira Parente

Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Ciências Forenses pelo IFAR. Graduada em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como técnica no Laboratório de Conservação e Restauração da Biblioteca Central da UnB.

Camilla Henriques Maia de Camargos, UFMG

Professora do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciências pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche na Universidade de Florença. É mestre em Química e bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG. Realizou pesquisas pós-doutorais na UniFI, UFPel e UNICAMP. Sua atuação inclui a conservação e restauração de documentos gráficos, com ênfase nos estudos interdisciplinares concernentes à química aplicada à caracterização e preservação de materiais de bens culturais. Ademais, desenvolve materiais avançados e nanotecnologias sustentáveis para a conservação do patrimônio cultural.

Daniele Baltz da Fonseca, UFPel.e PPGMP

Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Conservação e Restauro de Monumentos pela Universidade Federal da Bahia. Arquiteta e Urbanista pela UFPel. Professora adjunta da UFPel no Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP), onde atua com atividades voltadas à pesquisa sobre conservação e restauração de bens culturais móveis, na linha de pesquisa "Instituições de Memória e Gestão de Acervos" e de bens imóveis na linha "Patrimônio, Espaço e Território". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS