INVENTÁRIO DA ESCULTURA DEVOCIONAL BRASILEIRA NA OBRA SANTUÁRIO MARIANO DE FREI AGOSTINHO DE SANTA MARIA

Autores

Palavras-chave:

Inventário, Arte Sacra, Imaginária Barroca, Religiosidade

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados parciais do projeto de iniciação científica denominado Inventário da Escultura Devocional Barroca Brasileira na Obra Santuário Mariano de Frei Agostinho de Santa Maria, desenvolvido no curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto. A primeira etapa da pesquisa envolveu a realização de um levantamento da imaginária/escultura devocional relacionada ao Santuário Mariano, obra publicada em Lisboa entre 1707 e 1723, consistindo de dez tomos. Para o Brasil, os tomos 9 e 10 são fundamentais, pois tratam da imaginária presente nas principais regiões do país no período colonial. O procedimento básico adotado para se obter acesso às informações desejadas foi o inventário, no qual foram coletados dados significativos sobre a produção das imagens em termos de aspectos técnicos, estilísticos, formais e históricos.

Biografia do Autor

Célio Macedo Alves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Há mais de 30 anos vem dedicando-se à pesquisa sobre a Arte Colonial Mineira, nos seus aspectos iconográficos, histórico-sociais e de atribuição, com publicação de artigos, capítulos de livros sobre o assunto, entre eles Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté, em coautoria com a Professora Myriam Ribeiro de Oliveira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2018, e mais recentemente, Nossa Senhora do Ó de Sabará. História, Devoção e Arte, 2025. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7657666454072621. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9657-8020.

Rebeca de Oliveira da Silva2 de Oliveira da Silva

Graduanda em Museologia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e egressa do curso de Artes Visuais pela Universidade Paulista (UNIP). Integrante do projeto de Iniciação Científica intitulado Inventário da Escultura Devocional Barroca Brasileira na Obra Santuário Mariano de Frei Agostinho de Santa Maria, desenvolvido no curso de Museologia da UFOP, que resultou no atual artigo. Possui certificações em Mediação Cultural e Expografia pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Seus interesses incluem comunicação, projetos culturais e preservação do patrimônio. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2600570187697037. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-9953-3630.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Edição

Seção

ASPECTOS HISTÓRICOS