De santo franciscano a capitão da cavalaria paga

a imagem de Santo Antônio da matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e suas transformações artísticas no primeiro quartel do século XIX

Authors

  • Adalgisa Arantes Campos
  • Claudina Maria Dutra Moresi
  • Sílvio L. Rocha Vianna de Oliveira
  • Leandro Gonçalves de Rezende
  • Cristina Neres da Silva

Keywords:

Pilar de Vila Rica, Santo Antônio, irmandade

Abstract

Objetivamos compreender intervenções modernizadoras feitas sucessivamente e com intervalos curtos, contudo restritas ao primeiro quartel do século XIX, sobre obras barrocas, a saber: as imagens de um altar, oriundas do século XVIII, à luz de informações obtidas a partir da documentação arquivística e das análises específicas da Conservação e Restauração. Tais procedimentos renovadores denunciam o dinamismo no trato com as obras, sempre no sentido de “melhorar” sua apresentação. Trata-se de trabalho preliminar, aliando o conhecimento teórico com a pesquisa arquivística, que é “esclarecida” durante e após o levantamento de campo: é fundamental não perder de vista a correlação sábia entre prática e teoria! Este trabalho é fruto de atividade em equipe, possibilitado em razão do projeto interdisciplinar de pesquisa, intitulado “Pintores Coloniais em Minas Gerais: evolução histórica, técnica e conservação”, coordenado pela Dra. Claudina Moresi e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.

Author Biographies

Adalgisa Arantes Campos

Doutora em História da Arte, Professora da faculdade de Filosofia da UFMG

Claudina Maria Dutra Moresi

Doutora em Química, Técnica de nível superior do Cecor/EBA/UFMG

Sílvio L. Rocha Vianna de Oliveira

Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Leandro Gonçalves de Rezende

Bacharel em História

Cristina Neres da Silva

Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Published

2011-01-01

Issue

Section

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES