Santuário Mariano
resgate de antigas imagens do Rio de Janeiro
Abstract
Este trabalho formulou-se na pesquisa realizada pelo INEPAC para a reedição do décimo volume do Santuário Mariano, lançado em junho de 2007. O Instituto empenhou-se na cobertura do texto referente ao antigo bispado do Rio de Janeiro e foi feita a cobertura fotográfica das imagens marianas na área correspondente ao atual Estado do Rio. A imaginária fluminense, apesar de sua importância, ainda era um campo inexplorado,fazendo-se silêncio ainda mais intenso sobre as obras do século XVII. Lamentavelmente, este acervo veio sofrendo ao longo dos anos baixas insubstituíveis. A premência de um inventário e pesquisa sobre o assunto justifica-se pela importância da cidade e da região adjacente, numa época em que o Rio de Janeiro era a cidade-sede do imenso bispado.
O trabalho desenvolvido passou por várias etapas, como cópia e análise do texto, levantamento das igrejas e contato com os depositários das esculturas, fichamentos, análise das obras e edição do livro. O estudo continua em andamento, e oque aqui expomos é o resultado deste processo.
Aproximamo-nos de artistas conhecidos e alguns desconhecidos, o que nos forneceu um panorama mais amplo da época, e reunimos os exemplares iconográficos mais recorrentes em tipologias a fim de detectar a forma de representação eleita . Não será possível esgotar aqui o resultado do trabalho desenvolvido, mas como toda pesquisa, permanece em aberto, amadurecendo nas releituras e acréscimos posteriores.