Por que repintar, por que remover?

Estudo de caso de Nossa Senhora da Conceição

Autores/as

  • Aline Ramos
  • Sarah Almeida
  • Maria Regina Emery Quites
  • Luciana Bonadio

Palabras clave:

Remoção de repinturas, critérios de conservação-restauração, escultura em madeira policromada

Resumen

Pretende-se discutir critérios de conservação-restauração, a partir da escultura em madeira policromada de Nossa Senhora da Conceição, pertencente à Igreja Matriz de Santo Antônio, do Distrito de Santo Antônio do Norte, Município de Conceição do Mato Dentro no Estado de Minas Gerais. Em tratamento no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, os exames realizados evidenciaram repinturas e repolicromias, concomitantemente a mais de 70% do original preservado.

Biografía del autor/a

Aline Ramos

Graduanda do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sarah Almeida

Graduanda do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Regina Emery Quites

Docente do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciana Bonadio

Docente do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2015-01-01

Número

Sección

APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES