TECNOLOGÍAS 3D EMPLEADAS EN LA RESTAURACIÓN DE CORONAS DE PLATA FRACTURADAS

Autores/as

  • Maria Luiza Seixas
  • Alessandra Rosado
  • João Cura D’Ars de Figueiredo Junior

Palabras clave:

Modelado 3D, Creación rápida de prototipos, Restauración, Metal

Resumen

Crece el uso de tecnologías digitales en diversos sectores. En el ámbito de la conservación del
patrimonio, esta nueva metodología de uso de procesos digitales, se aplica con vistas a
diferentes objetivos como la comunicación, la evaluación, el almacenamiento de datos y
también la restauración de colecciones históricas realizadas con numerosos materiales. De estos
materiales que componen las colecciones patrimoniales, el metal puede considerarse uno de los
más resistentes, especialmente los objetos elaborados con metales nobles. Esta postura les
permite ser sometidos a conductas inapropiadas, provocando muchas veces la aceleración de
algunos procesos de deterioro como grietas y fracturas. Este artículo muestra una restauración
de dos coronas de plata fracturadas utilizando accesorios ajustados con precisión producidos
con tecnologías 3D. La actuación propuesta da como resultado piezas restauradas de forma
reversible, con armonía estética y realizada con metal compatible con el original.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Seixas

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG). Atua no setor da indústria
joalheira na área de desenvolvimento criativo e de produção de protótipos 3D. Possui Mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UFOP/UEMG) tendo se concentrado na pesquisa de processos de fabricação e de degradação de acervo histórico de prata e a utilização de tecnologias 3D na restauração de objetos metálicos. Doutoranda em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Pesquisa Preservação do
Patrimônio Cultural

Alessandra Rosado

Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR/EBA/UFMG); em Pintura com Técnica Antiga (fundo ouro) realizada no Palazzo Spinelli (Istituto per lArte e il Restauro em Florença - Itália e possui experiência na área de Artes e Ciência da Conservação, com ênfase em Conservação Preventiva, Restauração, Análise de Materiais e Técnicas Artísticas. Professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

João Cura D’Ars de Figueiredo Junior

Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: bronze, ditiocarbamatos, corrosão do bronze e prata, ensaios eletroquímicos para avaliação de corrosão, nanopartículas de Ca(OH)2 para desacidificação de papéis . É atualmente professor efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Química de Bens Culturais.

Publicado

2024-01-21

Número

Sección

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO