A imagem do vitral de Santa Cecília na Catedral Metropolitana de Vitória em 1937
Resumen
O objeto de estudo neste trabalho é uma imagem sacra de relevância na tradição cristã de representação de santos mártires e que está figurada entre os vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória. Esse vitral foi confeccionado no século XX, no Ateliê do imigrante César Alexandre Formenti, reconhecido pintor e vitralista estabelecido na cidade do Rio de Janeiro, em 1918. O vitral com a representação de Santa Cecília e os Anjos - Protetora da Música , está localizado no Coro da Catedral Metropolitana de Vitória, mede 300x500 em e tem formato ogival. A Catedral de Vitória foi construída no local da antiga Matriz, que foi demolida em 1918 no bispado de D. Benedito Paulo Alves de Souza. Demolida a antiga igreja, o desenhista Paulo Motta elaborou o projeto do novo templo em estilo neogótico. A adoção do estilo neogótico em prédios religiosos no Brasil seguiu uma tendência ocidental marcada pelo revival de estilos antigos.
Pretende-se desenvolver uma argumentação defendendo a hipótese de que essa imagem é tanto possuidora de um valor de culto (aurático) como de um valor de exposição (político), no sentido benjaminiano. Também se procura pensá-la no sentido crítico proposto por Georges Didi-Huberman e Giorgio Agambem, que pretendem dialetizar as categorias benjaminianas ao proporem secularizar a noção de aura.