CIRCULAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBRAS EM MARFIM NA IMAGINÁRIA DO BRASIL COLÔNIA
Estudo de caso da Pietá de Mestre Piranga
Palavras-chave:
Obras em marfim, Mestre Piranga, Nossa Senhora da PiedadeResumo
Esse estudo visa discutir a utilização de imagens de pequeno porte em marfim para a confecção de escultura de vulto em madeira policromada no século XVIII e XIX. Para isso, buscou-se compreender os detalhes de uma escultura peculiar atribuída a Mestre Piranga - artífice que atuou no século XVIII em Minas Gerais e cuja autoria de produção foi definida por meio de padrões estilísticos - sob a guarda do Museu Mineiro, através dos problemas e soluções encontrados pelo autor. A formatação estética da obra mostrou o caminho metodológico para sua análise, considerando a possibilidade de comparação com outras obras, assim como as pesquisas bibliográficas sobre a imaginária, comércio e inventários posmortem do período. As coincidências quanto às características das obras encontradas, os estudos sobre o comércio do período, a circulação e a posse de obras em marfim em Piranga, consolidam a possibilidade de as obras em marfim servirem como modelo a outras esculturas em madeira, notadamente as representações de Nossa Senhora da Piedade de Mestre Piranga.