IFIGÊNIA DA ABISSÍNIA, DEVOÇÃO DOS CARMELITAS

ESCULTURAS E MODELOS ICONOGRÁFICOS NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX

Autores

  • Fábio Zarattini Ceib

Palavras-chave:

Escultura devocional, Madeira policromada, Devoção preta, Carmelita, Santa Ifigênia.

Resumo

Este artigo aponta as versões hagiográficas e iconográficas acerca de Ifigênia, a preta, santa por
aclamação popular, devoção dos carmelitas. Suas imagens devocionais em madeira
policromada, de variadas técnicas de manufatura e modelos, produzidas no Brasil, nos séculos
XVIII e XIX, foram utilizadas na catequese dos pretos de ascendência africana e atingiram o
ápice no período de atuação das irmandades do Rosário dos Pretos. Esta devoção foi registrada
pela oralidade, e em publicações das Idades Média e Moderna, como as do Frei José Pereira de
Santana. Em compreensão dessas esculturas e revisão teórico-prática, foram realizadas visitas
in loco e documentação por imagem. A pesquisa buscou debater e interpretar as relações entre
a igreja, os impérios ibéricos e o povo africano vitimado pela escravidão e diáspora, em prática
naquele período. Este selecionado acervo do patrimônio cultural brasileiro estudado se mostra
com grande expressividade, valor histórico, material, imaterial e identitário.

Biografia do Autor

Fábio Zarattini, Ceib

Conservador-restaurador pela UFMG (2014), doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Artes, linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.                Lattes: http://lattes.cnpq.br/4258119342923991. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1455-0452.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

ICONOGRAFIA