O BEATO FRANCISCANO ANTÔNIO DE NOTO:

ESCULTURAS DEVOCIONAIS PRETAS NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX

Autores

Palavras-chave:

escultura devocional, devoção preta franciscana, Beato Antônio do Noto, Beato Antônio do Categeró, iconografia.

Resumo

O artigo apresenta um estudo a respeito das imagens devocionais de madeira do beato preto franciscano Antônio de Noto, mais conhecido como Antônio “de Categeró” no Brasil, séculos XVII ao XIX. A referida devoção preta franciscana participou da campanha de cristianização dos escravizados naquele período. A atuação dos Frades Menores Capuchinhos e das irmandades do Rosário dos Pretos resultou na encomenda e produção de esculturas policromadas destinadas a uma série de templos edificados e espaços domésticos. A metodologia empregada foi a revisão de estudos teórico-práticos para a análise técnica e material de esculturas representativas. Foram analisadas as possíveis influências de questões socioculturais, histórico religiosas, modelos e reapropriações de representação iconográfica dessa veneração no momento de conversão de pretos no universo colonial e seus desdobramentos. Estudar os valores simbólicos e espirituais veiculados nas representações escultóricas de Antônio "de Categero".

Biografia do Autor

Fábio Zarattini

Conservador-restaurador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, da Escola de Belas Artes, UFMG.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

ICONOGRAFIA